UniFil vence Maratona Rocket Londrina com alunos liderando as equipes campeã e vice

Coordenador de Computação Sergio Tanaka fez a palestra de abertura do evento da RPC e falou sobre Cidades Inteligentes
A UniFil mais uma vez se destaca em competições de inovação e tecnologia, agora com alunos de Computação nas equipes campeã e vice da fase regional da Maratona Rocket Londrina, da RPC, realizada sábado (dia 13). O desafio foi apresentar projetos para acessibilidade inteligente na cidade, com soluções de inclusão e bem-estar principalmente à população idosa. A conquista leva os times para final estadual em outubro, disputando com os classificados em Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Toledo.
Além da competição, estudantes de diversas instituições de ensino superior da região de Londrina tiveram a oportunidade de acompanhar palestras, debates e fazer contatos com profissionais com experiência em tecnologia da informação, empreendedorismo, sustentabilidade e ações por um futuro inovador. O coordenador dos cursos de Computação da UniFil, professor Sergio Tanaka, fez a palestra de abertura da Maratona Rocket, no campus local da PUC-Paraná, e falou sobre Cidades Inteligentes.
Ele destacou que dos seis integrantes dos grupos que conquistaram primeiro e segundo lugares, três são da UniFil. “A ideia era estimular a interação de estudantes de diferentes áreas e universidades. Mais uma vez nossos alunos estão entre os vencedores” – enfatizou Tanaka.

EQUIPES CAMPEÃ E VICE
1º Lugar – VisionTech
- Kawan Shigueo Watanabe – Ciência da Computação | UniFil
- Gabriel Tonon Barreiros – Engenharia de Software | UniFil
- Miguel Nazario Simões – Engenharia de Software | UTFPR Cornélio Procópio
Projeto: Software com agente de Inteligência Artificial integrado a câmeras de monitoramento urbano, utilizando visão computacional para analisar em tempo real o fluxo de veículos, pedestres e ciclistas. A tecnologia vai além da simples vigilância: interpreta cenários, identifica congestionamentos, riscos e comportamentos suspeitos, gerando alertas automáticos que apoiam gestores da mobilidade na tomada de decisão. O objetivo é tornar o trânsito mais seguro, reduzir acidentes e preparar as cidades para um futuro inteligente e eficiente.
2º Lugar – Sonhare
- Gustavo Fernandes Sanches – Engenharia de Software | UniFil
- Alex Lucas Vilas Boas – História | UEL
- Claudio Magno Ferraz – Educação Física | UEL
Projeto: Aplicativo de Turismo Rural Sustentável para promover o desenvolvimento local e valorizar cultura rural, oferecendo uma experiência completa aos viajantes que buscam sair da correria da cidade e explorar o campo. A plataforma reúne atrações, gastronomia, eventos e comércio, apresentando informações detalhadas sobre destinos, rotas, lazer, hospedagem, alimentação e um marketplace para produtos rurais. Também contribui na educação ambiental com ações e excursões voltadas a grupos escolares.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.