Semana Tecnológica fortalece Londrina e atrai empresas para captação de talentos da UniFil

O primeiro dia de atividades da XIX Semana Tecnológica da UniFil lotou o Teatro Colégio Londrinense e outras três salas com a presença de mais de 800 alunos dos cursos de Computação e de outras áreas, professores, profissionais e representantes de big techs e das principais empresas de TI no Norte do Paraná. Autoridades municipais prestigiaram a abertura, parabenizaram a UniFil e a organização do evento pela importância na formação de talentos, contribuindo para fortalecer cada vez mais Londrina como referência em inovação e tecnologia. As duas palestras de ontem (dia 22) à noite também tiveram grande público na transmissão online da UTV e pelo Youtube, com muitas pessoas acompanhando de diversos locais do Brasil e até do exterior.

“Nossa cidade se destaca como polo em tecnologia e a UniFil tem papel fundamental no cenário de desenvolvimento. Um evento desse porte abre oportunidades aos jovens, que podem se atualizar e se transformar. Precisamos de profissionais qualificados para atender as empresas de TI e vocês certamente vão ajudar a construir a nova realidade de Londrina” – disse o vice-prefeito Junior Santos Rosa, representando o prefeito Tiago Amaral. “A Semana Tecnológica engrandece Londrina. O futuro ainda mais promissor da nossa cidade está aqui diante de nossos olhos. Parabéns. Sucesso aos alunos e futuros profissionais” – afirmou o presidente da Câmara, Emanoel Gomes. Ele citou que a Câmara de Londrina é a primeira do país a contar com Laboratório de Inovação para modernizar as práticas legislativas e ampliar a aproximação com a comunidade.

O coordenador dos Computação e organizador geral da Semana Tecnológica, professor Sérgio Tanaka, informou que a UniFil vai ser parceira da Câmara de Londrina na realização de um hackathon apresentação de ideias que possam ser aplicadas no dia a dia do Poder Legislativo local. A maratona deve ser em março ou abril de 2026. Tanaka enfatizou a relevância da UniFil no ecossistema de inovação. “Somos a universidade que mais participamos de ideathons, hackathons e outras competições. Melhor ainda: nossos alunos são os maiores vencedores, os mais premiados entre todas as instituições de ensino superior. Jovens bem preparados para o mercado. Ficamos orgulhosos em ter a confiança das mais de 40 empresas patrocinadoras e dos dezenas de apoiadores, que reconhecem na UniFil uma fábrica de talentos” – ressaltou.




O reitor Eleazar Ferreira salientou que o ativo educacional é uma grande riqueza e faz de Londrina um local avançado, com potencial de desenvolvimento em diversas áreas. “Temos que valorizar a educação como instrumento que realmente muda as pessoas e o mundo. Na UniFil e no Colégio Londrinense, nosso compromisso é despertar crianças, adolescentes e jovens para saberem pensar – o principal diferencial de hoje. Assim desenvolvem habilidades para a vida e o futuro. O conhecimento e a compreensão da realidade vão levar as atuais gerações a escrever a história do amanhã” – declarou o reitor.
O coordenador da Estação 43, empresário e professor Lúcio Kamiji, falou em nome das 12 governanças setoriais e das dezenas de entidades que integram o ecossistema de inovação de Londrina. “A UniFil faz a diferença desde a criação do primeiro curso superior na área de computação no Norte do Paraná. É uma construção de décadas que colaborou para Londrina se fortalecer e se organizar com o APL de TI e iniciativas fundamentais na atração de companhias como a Atos, em 2013, e a TCS Tata, em 2018, além de outras multinacionais e grandes empresas brasileiras. Hoje a cidade tem 55 ambientes de inovação reconhecidos oficialmente e um segmento bem organizado que faz Londrina despontar” – acrescentou.



Também participaram da abertura os dirigentes da CMTU Fabrício Bianchi, da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD) Roberto Moreira e da Codel Emerson Ravaneda, o advogado Marcelo Diniz e vários gestores de empresas e instituições. A Semana Tecnológica da UniFil 2025 prossegue até sexta-feira (dia 26) com duas palestras diárias, negócios, estandes de serviços e produtos, ações de recrutamento de jovens, apresentações de bandas, praça de alimentação e muita integração entre universidade e mercado.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.