Serginho voa longe: o único aprovado no Paraná para estágio em Inteligência Artificial no Japão

Aluno prodígio da Computação, Serginho traz no DNA o mundo da tecnologia. Está entre os pais/professores Sergio e Simone, com o empresário Marcelo Cassa (presidente da Associação Fukuoka em Londrina) e o reitor Eleazar Ferreira

O aluno do 4º ano de Ciência da Computação da UniFil, Sergio Sawasaki Tanaka, decola antes de se formar. É o único universitário do Paraná aprovado para intercâmbio no Japão. Uma conquista que confirma talento e capacidade, reforça o prestígio e os resultados dos cursos de Computação da UniFil, abre grandes horizontes em seu futuro e enche de orgulho familiares, professores e colegas de faculdade. Ele embarca no dia 27 de outubro para estágio na área de Inteligência Artificial, com tudo pago pelo governo japonês.

Serginho superou milhares de concorrentes de todo o mundo e precisou aplicar conhecimento teórico e prático, criatividade, agilidade em decisões e visão estratégica sobre cenários, tendências de IA e ambiente tecnológico. Na primeira fase da seleção foram 14 mil inscritos e apenas 1.416 seguiram adiante. Após a prova da segunda etapa, 110 avançaram com o desenvolvimento dos três algoritmos de IA. E o aluno da UniFil foi selecionado entre os 50 melhores para a entrevista técnica. Aí não deu outra: Serginho está arrumando as malas para a experiência no Japão – onde atuará na empresa SmartiChip, na cidade de Fukuoka.

O DNA de Serginho tem tudo a ver com o universo da tecnologia. É filho do professor Sergio Tanaka, coordenador dos cursos de Computação, e da professora Simone Sawasaki Tanaka, coordenadora adjunta das graduações presenciais. Por isso, teve que ralar ainda mais para mostrar suas habilidades. Vai concluir a graduação no final deste ano, já estava trabalhando na Atos e se prepara para voos mais altos. Permanecerá 45 dias no Japão e retornará em 17 de dezembro. As atividades do estágio começaram em 19 de setembro com aulas remotas para melhorar a fluência no idioma japonês.

“É muita satisfação para a UniFil. O Serginho vai levar o nome da nossa instituição para o ambiente internacional da inovação, da tecnologia, da competitividade e dos avanços que em breve circularão pelo mundo. A Computação da UniFil desponta numa escalada sem fronteiras que agrega respeito, credibilidade e visibilidade. Parabéns ao Serginho, aos pais Sergio e Simone, aos professores e aos colegas que participaram dessa jornada de sucesso” – declara o reitor Eleazar Ferreira.

“Quando me inscrevi não tinha grandes pretensões. As fases foram acontecendo e passei, uma a uma. Até que, para minha surpresa, fui selecionado entre profissionais do mundo todo. Deus é bom, foi Ele quem abriu essa porta no tempo certo, como está escrito em Eclesiastes 3:1: ‘Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.’ Será uma grande oportunidade de amadurecimento, crescimento profissional e pessoal” – diz Serginho Tanaka.

You Might Also Like

Leave a Reply