Jovens abrem portas com treinamento em Pensamento Computacional
A UniFil formou mais uma turma de jovens talentosos e promissores que participaram do curso em Pensamento Computacional e agora estão capacitados para ampliar oportunidades no competitivo mercado de tecnologia da informação (TI). São mais de 100 alunos de colégios públicos e particulares de Londrina que receberam o certificado no treinamento em linguagem digital e lógica de programação, numa ação das graduações em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.



O encerramento da turma 2025 reuniu ontem (dia 4), no Teatro Colégio Londrinense, centenas de formandos, familiares, representantes das escolas, professores, instrutores e monitores do curso, gestores e dirigentes da UniFil. O reitor Eleazar Ferreira parabenizou os jovens pela disposição de buscar conhecimento e se preparar melhor para o futuro. “A universidade é o próximo passo, são alunos dedicados que certamente vão seguir nos estudos e escolher uma profissão. Essa capacitação que a UniFil oferece gratuitamente também abre mais chances para quem vai trabalhar na área de TI. Agradecemos ao Núcleo Regional de Educação, às equipes dos colégios e às famílias pela confiança e o reconhecimento do potencial de nossa instituição” – afirmou.



O coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka, destacou que desde a primeira edição do treinamento em Pensamento Computacional, em 2021, a UniFil completa agora cerca de 1.000 jovens certificados. “Sem dúvida uma grande contribuição na preparação da nossa juventude para desafios das profissões, que exigem a formação específica e também habilidades em programação, sistemas, linguagens, inovação e outros instrumentos do universo digital” – disse. Tanaka ressaltou o empenho e o compromisso de professores, instrutores e monitores das graduações envolvidas no projeto, bem como do departamento de captação da UniFil que visita os colégios e faz a interação com a comunidade escolar.



O evento contou com a relevante presença de dirigentes das duas maiores multinacionais de computação sediadas em Londrina: Marcio Ruiz da TCS Tata e Anderson Kitsuse da Atos. “São companhias que estão entre as maiores fabricantes de softwares no mundo. É uma honra ter representantes da TCS e Atos aqui na UniFil, duas empresas parceiras que acreditam no potencial dos nossos alunos” – declarou. O reitor Eleazar Ferreira agradeceu pela visita dos amigos Marcio Ruiz e Anderson Kitsuse, reforçando aos pais o prestígio da UniFil ao receber dirigentes de importantes big techs na formatura.



Alunos destaque homenageados na formatura do treinamento de Pensamento Computacional
- Turma AB
Felipe Miguel Luersen Arnoud, do Colégio Maxi - Turma CD
Carlos Eduardo de Souza Silva, do Colégio Pilares - Turma I (intermediária)
Joaquim Custódio Neto, do Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros



Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.