UniFil domina SmartCities Hackathon com duas premiações e maior presença de alunos
Alunos de Computação da UniFil foram destaque no “SmartCities Hackathon – Turismo Inteligente” com maior número de participantes e premiações em segundo e terceiro lugares. A maratona de soluções inovadoras e ferramentas tecnológicas para o segmento turístico reuniu 23 equipes de diversas instituições de ensino superior do Norte do Paraná, na semana passada, durante a programação do Festival Internacional de Inovação de Londrina, realizado no Parque Ney Braga.

“Tivemos oito times competindo e mais uma vez nossos alunos mostraram criatividade, competência e domínio da tecnologia para apresentar projetos viáveis” – comenta o professor Sergio Tanaka, coordenador dos cursos de Computação. As primeiras colocações no hackathon consolidam a UniFil como a universidade com mais conquistas nos desafios que envolvem inovação, tecnologia e empreendedorismo. Para 2026, a meta é participar de mais maratonas e subir mais vezes ao pódio.
2° Lugar – Equipe SmartFlow
Solução que utiliza inteligência artificial para monitorar o fluxo de pessoas em pontos turísticos, eventos e áreas comerciais da cidade. A plataforma transforma a movimentação urbana em dados estratégicos, auxiliando associações comerciais e negócios locais a compreenderem melhor o comportamento dos visitantes. Com isso, contribui para a valorização do turismo, fortalecimento do comércio e planejamento de ações mais eficientes para distribuir o fluxo pela cidade. A iniciativa promove desenvolvimento urbano inteligente e melhora a experiência de moradores e turistas.
Integrantes:
– Felipe Marin, Pedro Mantovani, Pedro Nakamura, Leonel Zaninelli e João Fillipe Peralta – todos de Engenharia de Software

3° Lugar – Equipe Tour Quest
Plataforma que conecta visitantes ao turismo rural de Londrina e região, reunindo informações organizadas sobre experiências, eventos e empreendedores locais. A solução resolve a baixa visibilidade do setor ao centralizar ofertas e facilitar o acesso a atividades. O principal diferencial é o sistema de pontos: ao participar de eventos pelo app, o usuário acumula recompensas que podem ser trocadas por descontos, incentivando o engajamento contínuo e movimentando a economia local. O resultado é um ecossistema onde turistas descobrem novas experiências, produtores ganham visibilidade e toda a cadeia do turismo rural é fortalecida.
Integrantes:
Gustavo Fernandes, Leonardo Ribeiro, Vitor Prando (os três de Engenharia de Software) e Gabriel Rafael Lemos Pereira (Análise e Desenvolvimento de Sistemas)


Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.