Agronomia prepara áreas do Campus Palhano para Smart Farm e Dia de Campo

Os alunos José Guilherme Margonar Panhan e Luis Fernando Bassetto cuidam da preparação dos canteiros para o Smart Farm, em outubro
Alunos do 3o ano de Agronomia, José Guilherme Margonar Panhan e Luis Fernando Bassetto têm a missão de preparar canteiros, fazer o plantio das mudas e acompanhar o desenvolvimento das culturas que serão utilizadas por sete startups do agronegócio para apresentação de produtos, serviços e tecnologias inovadoras durante a Smart Farm, em 22 e 23 de outubro no Campus Palhano. O foco é o cultivo de verduras, legumes e frutas, com aplicação de insumos e técnicas de manejo que podem melhorar a rentabilidade na olericultura – atividade que reúne muitos produtores na região de Londrina. A UniFil e o Cocriagro – hub da Sociedade Rural do Paraná – convidam agricultores, profissionais do agro, professores e estudantes para conhecer as modernas práticas que estarão expostas na vitrine tecnológica.


José Guilherme e Luis Fernando são bolsistas de iniciação científica pela Fundação Araucária, com supervisão do professor Elizeu David dos Santos, da área de melhoramento genético vegetal, e do doutor Fábio Suano de Souza, coordenador de Agronomia da UniFil. Os acadêmicos estão envolvidos no Smart Farm há alguns meses e agora trabalham na semeadura e no monitoramento dos canteiros. Em contato com os empreendedores, conduzem as práticas de crescimento das plantas para mostrar o resultado das inovações das startups selecionadas para o evento.


Junto com a Smart Farm, o Campus Palhano vai sediar o Dia de Campo organizado por alunos do 5o ano que estão na reta final da graduação e já se preparam para o mercado profissional. Nesta semana, os colegas de turma Rafael Porcelli, Sergio Ito e Lorenzo Polli também circulavam pelos canteiros na preparação da área para o cultivo dos produtos que serão apresentados ao público. O Smart Farm e o Dia de Campo são oportunidade de ver como o uso de tecnologia contribui no aumento de produtividade e de renda na olericultura.
O Smart Farm é uma ação da UniFil como ambiente promotor de inovação, com incentivo do Governo do Estado.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.