Aluna da UniFil é a única a apresentar trabalho de Fisioterapia em congresso internacional

A aluna da UniFil Milena Marie Matias Martins foi a única de Fisioterapia a apresentar trabalhos científicos no XXVI Congresso Brasileiro de Esclerose Múltipla e Neuromielite Óptica, realizado recentemente em São Paulo pelo Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS) – a maior referência do Brasil em pesquisa sobre a doença. Estudos nas áreas médica e de enfermagem prevaleceram no evento internacional que reuniu centenas de profissionais, docentes e estudantes de diversos países. “Um momento especial e um grande desafio com a primeira apresentação totalmente na língua inglesa, mesmo dominando o idioma. Fui bastante encorajada na UniFil e me preparei desde o ano passado” – relata Milena, do 5º ano de Fisioterapia.

Ela destaca o apoio das professoras Andrea Akemi Morita e Heloisa Galdino Ribeiro. “Apresentei dois trabalhos no formato de banner, em autoria conjunta com elas, e também dados parciais do TCC orientado pela Heloísa. Desde os primeiros anos de faculdade sempre estive em congressos, muitas vezes em outras cidades e viajando sozinha. A UniFil incentiva o envolvimento dos alunos” – comenta Milena, agradecendo também pelo suporte da coordenadora de Fisioterapia, Heloísa Tsukamoto. Cita ainda a parceria com a Associação Londrinense de Pacientes com Esclerose Múltipla (ALPEM), que possibilitou a realização das pesquisas.

Milena participa do grupo GPFIN de pesquisa em fisioterapia neurofuncional, além de projeto de pesquisa no Hospital Evangélico com as professoras Andrea Morita, Gianna Reche e Heloiza Almeida. Também integra projeto de telereabilitação para adultos asmáticos, coordenado pela professora Heloísa Ribeiro. “São estudos e atividades que estão se mostrando essenciais na minha formação, além de aumentarem ainda mais o meu amor pela área de pesquisa científica” – declara. Na reta final da graduação, a aluna da UniFil se organiza para ir ao VIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional (COBRAFIN), em novembro, novamente em São Paulo.

You Might Also Like

Leave a Reply