Aluno de Educação Física corre Maratona de Chicago e conquista índice para maiores provas internacionais

Aluno do 3o ano Educação Física da UniFil, Rodrigo Veronesi superou mais um desafio em sua trajetória de esportista: no último domingo (dia 13) correu a Maratona de Chicago (EUA), que está entre as seis competições mais importantes e famosas do mundo. E foi além: ao concluir o percurso de 42 quilômetros e 195 metros no tempo de 3 horas, 13 minutos e 24 segundos, conquistou índice para participar das outras corridas de rua consideradas majors.

Chicago, Boston, Nova York, Tóquio, Londres e Berlim formam o circuito World Marathon Majors. Para atletas de elite e amadores é um sonho competir nas seis maratonas. “Alcançar o índice foi muito legal, uma vitória que exigiu muito treinamento e concentração” – comentou Rodrigo, que planeja participar de sua próxima prova major – provavelmente a Maratona de Boston em abril de 2026. Depois, seguir adiante neste seleto circuito mundial.

Hoje maratonista, começou a se envolver com esporte aos 13 anos e foi campeão brasileiro na série B do vôlei, quando ainda morava no Mato Grosso do Sul. Sempre gostou de futebol também. Na pandemia de Covid 19, com a necessidade de isolamento e a suspensão de esportes coletivas, passou a correr. Iniciou os treinos em 2020 e desde então já participou de sete maratonas no Brasil: Londrina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo.

O desafio em Chicago abriu caminho no circuito internacional. Antes das majors, quer melhorar seu tempo correndo a Maratona de Mendoza, na Argentina, em 2025. Mas para este ano ainda tem um compromisso na vida de esportista: de 15 a 17 de novembro vai defender a equipe de vôlei master de Londrina num campeonato em Paranaguá.

Casado e pai de duas filhas, Rodrigo Veronesi tem 45 anos e é dentista em Londrina. Decidiu fazer Educação Física na UniFil, na modalidade EaD, inicialmente como hobby e por gostar bastante de esporte. Considera o curso “excelente” e diz que o bom aproveitamento depende também do comprometimento do aluno. Agora, com o conhecimento prático e teórico sobre treinamentos, já pensa em acrescentar mais uma atividade no dia a dia profissional: trabalhar na área de corridas pedestres.

Rodrigo Veronesi participou no domingo em Chicago da sua primeira competição no World Marathon Majors e agora planeja correr a Maratona de Boston em 2026