Alunos da UniFil confirmam liderança em inovação no Ideathon das indústrias química e de materiais

Ideathon IntegraQM – UniFil mais uma vez se destacou entre 15 equipes que participaram da competição

A UniFil segue na liderança do ranking de premiações em maratonas de inovação, entre todas as universidades e faculdades de Londrina e região. Agora a conquista tem dobradinha de segundo e terceiro lugares com alunos de Ciência da Computação e Engenharia de Software no Ideathon Integratech – dos setores químico e de materiais do Norte do Paraná. Foram 14 equipes na competição e duas da UniFil se destacaram com soluções tecnológicas e sustentáveis para otimizar produção, racionalizar custos e promover avanços ambientais.

O resultado foi divulgado ontem (dia 18) à noite no IntegraQM, evento das indústrias química, farmacêutica e de materiais, governança setorial e Sebrae. “Nossos alunos mais uma vez confirmam a capacidade de enfrentar desafios e agir rapidamente com soluções viáveis. São futuros profissionais de muito talento, criatividade, preparo para trabalho em grupo, domínio da tecnologia e atentos ao futuro. A UniFil é competitiva e está presente em todos os hackathons, ideathons e demais maratonas de inovação, com orgulho de conquistar as melhores colocações” – afirma o coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka.

Os vencedores da UniFil:

2o Lugar – Equipe Command Block

Alunos: Victor de Andrade Miranda (Engenharia de Software), João Paulo Moro, Natan Souza Rodrigues e Gabriel Seichi Baptista (Ciência da Computação)

– A ideia é remover microplásticos da água para eficiência na produção, redução de processos na indústria farmacêutica e cuidados ambientais. O método escolhido foi utilizar energia estática, que tem a propriedade de atrair as partículas presentes na água, inclusive os microplásticos. A proposta consiste em usar equipamento específico no tratamento – ou seja, uma turbina no formato de cilindro com diversos sensores para coletar amostras e analisar a quantidade de microplásticos na água. Quando não identifica partículas, cessa o funcionamento e libera a água sem resíduos para sintetizar novas moléculas e desenvolver medicamentos mais eficientes.

Prêmio: R$ 2.000,00

Equipe vice-campeã com Projeto Água Livre de Microplásticos – Soluções Sustentáveis para Indústrias e Consumo

3o Lugar – Equipe Hacking Reactions

Alunos: Maria Eduarda Gomes Konopka, Marianni Artoni dos Santos, João Pedro Brustolin Szlachta e Kawan Shigueo Watanabe (todos de Ciência da Computação)

– A ideia é desenvolver uma tinta mais pastosa para aplicação em áreas externas, mantendo uma das características principais como a propriedade de fotocatálise para purificação do ar. Além de feita parcialmente de materiais orgânicos, a tinta foi idealizada para conter minerais que seriam descartados pelas indústrias de mineração. A Bioglow possui potencial de liberar de 5% a 10% de VOC’s (compostos orgânicos voláteis) e usar menos água durante sua fabricação, diferente das opções presentes no mercado que podem exigir mais de três litros de água por litro de tinta e liberar mais de 90% de VOC’s.

Prêmio: R$ 1.000,00

Equipe terceira colocada com Projeto Bioglow – Tinta feita de materiais orgânicos para conter minerais descartados pelas indústrias de mineração