Alunos de Fisioterapia orientam sobre riscos e prevenção de AVC

Grupo de alunos da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional UniFil (LAFINEU) em ação de conscientização no Boulevard Shopping: cada segundo conta para salvar vítima de AVC

Alunos que participam da Liga Acadêmica de Fisioterapia Neurofuncional UniFil (LAFINEU) realizaram ação de conscientização sobre prevenção e cuidados no combate ao AVC, que representa a maior causa de mortalidade no Brasil. Durante todo o dia no Boulevard Shopping, os acadêmicos orientaram a comunidade indicando fatores de risco, sinais de reconhecimento de um possível AVC e como as pessoas devem proceder.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando o sangue não consegue chegar corretamente ao cérebro, seja por entupimento em uma artéria (AVC isquêmico) ou rompimento de um vaso sanguíneo (AVC hemorrágico). Sem a circulação adequada, as células cerebrais deixam de receber oxigênio e nutrientes, morrendo em poucos minutos – destaca a aluna de Fisioterapia Geovanna, em banner de orientação.

A iniciativa dos estudantes da UniFil marcou o Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro para chamar a atenção da população. Mesmo com a alta taxa de mortalidade por AVC, os organismos de saúde apontam que 90% dos casos são evitáveis quando há prevenção, se for identificado e a ação de combate for rápida. “Cada segundo conta” – alertaram os integrantes do LAFINEU.

Uma prática fundamental para reconhecer possível AVC é o método SAMU, que consiste em:
Sorriso – peça para a pessoa dar um sorriso e observe se ela está com a boca torta;
Abraço – peça para a pessoa levantar os braços e observe se ela levanta os dois igualmente;
Música – peça para a pessoa cantar uma música e observe se ela consegue formar as palavras;
Urgência – Se a pessoa apresentar esses sinais, chame imediatamente o SAMU pelo telefone 192.

Como reconhecer um AVC

Alguns cuidados são essenciais no combate ao AVC: fazer check-ups regulares, acompanhamento médico constante em histórico de AVC ou doenças do coração, não fumar ou parar se for tabagista, controlar a pressão, controlar a glicose com dieta/medicação, praticar atividades físicas, reduzir consumo de gordura, manter peso saudável, evitar consumo de álcool, não usar drogas e utilizar anticoncepcional sob orientação médica.

You Might Also Like

Leave a Reply