Alunos de Medicina Veterinária conhecem na prática o ciclo de produção da suinocultura

Alunos do 4º ano de Veterinária da UniFil em visita técnica à fazenda escola da UEL, numa parceria entre as universidades, com a professora Márcia Coalho e o professor Fernando Massaro

 

Uma aula prática para conhecer de perto todo o ciclo de produção da suinocultura: desde o nascimento, cria e recria, técnicas de reprodução, manejo, alimentação, engorda, terminação para abate e colocação de carne e derivados no mercado. Foi a atividade desta manhã de alunos do 4o ano de Medicina Veterinária da UniFil, que participaram de visita técnica à fazenda escola da Universidade Estadual de Londrina.

O chefe da Divisão de Produção Animal da UEL, professor doutor Fernando Luiz Massaro, orientou sobre o ciclo completo da suinocultura industrial e o cenário de negócios. “Nossos alunos tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimento numa parceria entre UniFil e UEL para troca de experiências na Medicina Veterinária. Uma atividade muito proveitosa, no contato direto com a criação e a produção” – comenta a professora doutora Márcia Coalho, da disciplina de Suinocultura.

Ela destaca que a atividade é muito forte no Paraná: o estado liderou no ano passado o crescimento da produção de suínos no Brasil com acréscimo de mais de 280 mil animais em relação a 2023. O abate estadual em 2024 somou 12,4 milhões de porcos, posicionando a suinocultura paranaense como a segunda do país com 21,5% de participação no total produzido. A carne suína do Paraná é exportada para mais de 70 países.

You Might Also Like

Leave a Reply