App Store UniFil disponibiliza mais de 60 aplicativos com dicas, serviços e interação para a comunidade

Mais de 60 aplicativos com dicas sobre saúde, educação, terceira idade, alimentação, controle de peso, atividades físicas, tarefas domésticas, inclusão digital de idosos, planos de estudos, gerenciamento de agendas, controle financeiro, meio ambiente, comércio de produtos agrícolas, horta comunitária, cuidados com pets, jogos, divisão de contas nas baladas e outros temas. É o resultado de projetos de extensão curricular envolvendo alunos de Computação que pesquisaram informações, criaram design, desenvolveram a parte operacional e colocaram serviços à disposição da comunidade na App Store UniFil.

Os aplicativos rodam com segurança e agilidade em smartphone, tablet, notebook e outros dispositivos. Os alunos tiveram acesso a uma máquina virtual da Oracle para hospedar em nuvem os apps, garantindo ampla capacidade de armazenamento de dados e facilitando a navegação. “Os trabalhos oferecem um universo de informações bem diversificado, com pesquisas na internet sobre o conteúdo que cada um escolheu. Além de um projeto acadêmico, os aplicativos trazem temas interessantes para consulta da comunidade” – comenta a professora Tânia Goulart, coordenadora dos projetos de extensão curricular nos cursos de Computação.

Ela ressalta que a Oracle disponibilizou em conjunto com a UniFil a máquina virtual, ferramenta sofisticada e de custo mais elevado. “Dificilmente a maioria dos alunos teria acesso sem a parceria da universidade com a multinacional” – diz a docente. Os aplicativos são criação de acadêmicos do 2º ano das graduações em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, com suporte do Núcleo de Práticas de Informática (NPI). O coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka, ressalta que desde o primeiro dia de aula na UniFil os alunos são incentivados e desafiados a desenvolver apps como atividade prática e treinamento de habilidades.

Se o aluno quiser aperfeiçoar o conteúdo do aplicativo que criou, pode buscar parceria com profissionais e técnicos da área específica do tema e até transformar o projeto num produto para o mercado. “A base está pronta” – afirma a professora Tânia Goulart. A App Store UniFil pode ser acessada no link https://apps.unifil.tech/
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.