Áreas em psicologia que você pode seguir após a faculdade

A psicologia é uma área importantíssima, responsável por estudar o comportamento e compreender os sentimentos e as emoções que envolvem o ser humano. Descubra em quais áreas é possível atuar nesse ramo

Uma das profissões mais importantes no mercado e que passou a ganhar mais destaque e adeptos após a pandemia, principalmente por causa do isolamento social, é a psicologia

Vamos conversar mais sobre ela e entender quais áreas em psicologia é possível seguir após a faculdade? Continue a leitura!

O que é a psicologia?

Resumidamente, a psicologia é a área responsável por estudar o comportamento e as questões que envolvem o ser humano. Ou seja, ela busca compreender todos os sentimentos e emoções que nós carregamos. Desta forma, o profissional da área precisa se aprofundar sobre essa ciência para estar apto a ajudar aqueles que o procuram.

A importância da profissão é gigantesca, afinal, no mundo em que vivemos hoje, corrido, muito focado no digital e extremamente violento, é o profissional de psicologia que poderá ajudar as pessoas a encontrar equilíbrio emocional e mais qualidade de vida.

Psicologia orienta alunos da UniFil e ajuda a superar luto

O mercado e as áreas em psicologia

Quem pensa que estudar psicologia é trabalhar apenas em clínicas, está totalmente enganado. A psicologia é um ramo, assim como tantas outras, que oferece diversas oportunidades de especialização e atuação. Olha só:

Psicologia Clínica

Essa é a área mais conhecida por todos. O psicólogo clínico é aquele conhecido como terapeuta e o seu trabalho envolve ouvir pacientes que estejam com dificuldades em lidar com suas emoções e precisam de ajuda para superar situações, seja na compreensão, na prevenção ou redução do sofrimento.

Geralmente, as consultas com o psicólogo clínico são individuais, mas existem casos de atendimento familiar e em casal.

Dentro da psicologia clínica ainda é possível encontrar as seguintes áreas:

• psicanálise;
  • comportamental; e
  • analítica.

Psicologia Organizacional

Nessa área, o papel do psicólogo é promover um ambiente de trabalho saudável dentro de determinada instituição, trabalhando para a integração de novos colaboradores e ajudando a manter a organização e colaboração entre as equipes.

Essa é uma área muito importante para as empresas, já que está constantemente presente em processos de recrutamento, treinamento e desenvolvimento dentro da organização.

Psicologia Educacional

Aqui, o psicólogo que trabalha com a área educacional tem o papel de colaborar para a melhoria no desempenho dos alunos, desde a educação infantil até o ensino médio.

É função do psicólogo, nesse ramo, orientar a instituição de ensino em problemas de aprendizagem, atender os funcionários, colaborar para a construção do planejamento escolar, conversar com os pais e responsáveis dos alunos e até mesmo realizar atendimento com os estudantes, assim como testes vocacionais.

Ainda dentro da psicologia educacional, é possível se deparar com as áreas:

• psicopedagogia: ajuda e faz intervenções nos processos de aprendizagem; e
  • psicomotricidade: auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso dos alunos.

Psicologia Esportiva

Na psicologia esportiva, o profissional trabalha junto com a equipe que envolve técnicos e atletas, contribuindo e orientando no rendimento, foco e controle da ansiedade tanto no treino como nos jogos.

Outra função que pode ter nessa área é a de consultoria familiar, onde o profissional ajuda a família a identificar a melhor atividade física para o atleta, bem como a relação com os treinos e competições.

Psicologia Hospitalar

Neste caso, o profissional é responsável por atender pacientes e acompanhantes em UTIs, ambulatórios, enfermaria, centros cirúrgicos entre outros setores do hospital.

Faz parte do papel do psicólogo nessa área, em alguns casos, realizar a terapia de luto, assim como treinamentos de funcionários, intervenções ou a realização de atividades para melhorar o ambiente e a relação entre os funcionários.

Psicologia Jurídica

Aqui, o trabalho do profissional é acompanhar o psicológico de detentos, processos de adoção, disputas judiciais de guarda de filhos e casos de violência contra menores.

Psicologia Social

Na psicologia social, o profissional poderá trabalhar em penitenciárias, asilos e casas de atendimento a crianças e adolescentes, oferecendo auxílio e orientações, e realizando pesquisas sobre a sociedade.

Psicologia do trânsito

Basicamente, o trabalho do profissional nessa área envolve a aplicação de teste psicotécnico, bem como a orientação e realização de ações educativas dentro de centros de formação de condutores, equipes no Detran e investigação de comportamento de condutores.

Neuropsicologia

Essa área trabalha com o estudo da relação entre cérebro e comportamento nos pacientes, para analisar habilidades como: memória; raciocínio; afeto; percepção; e atenção

Faz parte do trabalho do neuropsicólogo, ajudar na recuperação de pessoas que sofreram traumas, para que voltem a ter uma vida saudável e produtiva.

É interessante destacar que a procura pela profissão em psicologia continua alta e crescendo cada vez mais, já que as pessoas estão entendendo a importância da profissão.

Gostou deste texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar nas redes sociais para ajudar mais pessoas a entender melhor a psicologia.