Cambé faz parceria inédita para atendimento de cães e gatos no Hospital Veterinário da UniFil

O Hospital Veterinário da UniFil vai atender cães e gatos de Cambé em situações de urgências e emergências, numa parceria com a Prefeitura, protetores voluntários e Instituto Água e Terra – IAT/Governo do Estado. O convênio assinado hoje de manhã prevê o encaminhamento de animais de famílias carentes e recolhidos nas ruas, que precisam de socorro em casos graves de atropelamentos, maus tratos, abandono e doenças. “É o momento mais importante de Cambé em defesa da causa animal” – afirmou o prefeito Conrado Scheller.

O reitor Eleazar Ferreira elogiou a iniciativa da prefeitura e disse que o HV da UniFil oferece capacidade de atendimento e equipe especializada para socorrer cães e gatos em qualquer necessidade. “Temos plantão 24 horas para urgências e emergências, infraestrutura completa de centro cirúrgico, diagnóstico de imagem, exames laboratoriais, ala de internamento, profissionais nas mais diversas especialidade e mobilidade de atendimento. A comunidade cobra o poder público, que nem sempre dá conta de prestar o socorro adequado. A parceria do Hospital Veterinário com a Prefeitura de Cambé demonstra uma gestão moderna do prefeito, em busca de eficiência” – salientou.

Conrado Scheller destacou que o convênio se integra ao programa Cãobé, que distribui ração e medicamentos aos protetores e às famílias que necessitam de apoio para criar seus pets. “O objetivo é assegurar dignidade principalmente aos cães, gatos e outras espécies. O Hospital Veterinário da UniFil é reconhecido pela qualidade dos serviços. Além disso, os recursos investidos pelo município e governo no convênio vão para uma universidade, para a área de educação, e isso é muito positivo” – declarou. “Estamos abertos a trabalhar em conjunto com outras prefeituras” – acrescentou o reitor Eleazar Ferreira.

O presidente do IAT, Everton de Souza, lembrou que a articulação do convênio começou há mais de um ano, quando estava no cargo de secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná. “É uma satisfação ver que o trabalho deu certo, nessa solução integrada para acolher os animais de Cambé. A qualidade de vida em uma comunidade também deve envolver os cuidados à fauna, aqui especificamente com os pets. O Hospital Veterinário da UniFil garante um grande suporte nas ações do IAT com animais silvestres, os resultados são maravilhosos e ganham repercussão nacional” – afirmou.

O prefeito Thiago Amaral também participou da assinatura do convênio e informou que a alternativa encontrada por Cambé é um exemplo e pode ser adotada. “Londrina hoje tem um custo alto na questão animal e, mesmo assim, não consegue resolver problemas. A UniFil é uma instituição respeitada com bons serviços prestados no Hospital Veterinário, tanto em atendimento como em pesquisa. Vemos Cambé sair à frente e entendemos que Londrina precisa melhorar e ampliar a capacidade de acolher os animais” – apontou.

Participaram do evento o vice-prefeito de Cambé Zezinho da Ração, o presidente da Câmara Odair Paviani, vereadores, a secretaria de Meio Ambiente Roberta Queiroz e outros secretários municipais, protetores que atuam na cidade, lideranças comunitárias, a coordenadora do Hospital Veterinário Daniele Martina, profissionais da unidade, gestores e coordenadores de cursos da UniFil.

You Might Also Like

Leave a Reply