Clínica de Nutrição oferece tratamento e orientação para uma vida mais saudável

Professora Carla Pires, Isabella Sakamoto, Luiza Ilona, Livia de Souza, Poliane Mocelin, Laura de Almeida, Débora Tizziani, Luana Carlos, Kelly Moretto, Larissa Yamada e Andressa Domingues

A mudança nos hábitos alimentares normalmente acontece em dois momentos: quando a pessoa desperta para a necessidade de melhorar a qualidade de vida ou quando adquire uma doença e precisa alterar a alimentação. É assim que a nutricionista e professora supervisora da Clínica de Nutrição da UniFil, Carla Pires, alerta sobre a importância de uma dieta saudável e de buscar acompanhamento profissional para o bem-estar e tratamentos de saúde. 

Na clínica da UniFil, pacientes encontram atendimento especializado em diversas situações: emagrecimento e ganho de peso, deficiência nutricional, atenção aos praticantes de atividade física, alimentação pré e pós-cirúrgico e orientações em casos de doenças como diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, gastrointestinais e patologias em geral. A equipe está preparada para acolher todas as faixas etárias – bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. 

Todo paciente passa por avaliação que inclui anamnese completa, para saber sobre histórico e condições atuais de saúde, rotina alimentar, análise de exames bioquímicos e – quando necessário – obter medidas antropométricas. A partir disso, cada um recebe orientação individualizada de acordo com a sua necessidade. “A frequência de visitas à clínica normalmente é mensal” – diz a supervisora, destacando que alguns pacientes já recebem acompanhamento há mais de 10 anos.

O serviço é aberto à comunidade com procura direta, encaminhamento médico, de outros profissionais de saúde, UBS (Unidade Básica de Saúde) e hospitais. Além da professora supervisora Carla Pires, atuam os estagiários do último ano da graduação sob coordenação da professora Lucievelyn Marrone. Pelo caráter social, a Clínica de Nutrição da UniFil tem uma taxa simbólica de manutenção. O atendimento é às terças-feiras no período da tarde e às quartas e quintas-feiras pela manhã.

Mais informações e agendamento pelos telefones (43) 3375 7570 ou (43) 99909 7598 (WhatsApp).

DESEMBALAR MENOS E DESCASCAR MAIS

Nos últimos anos as pessoas vêm dando mais atenção à alimentação e alguns produtos industrializados começam a ser vistos com mais critério – avalia a docente e supervisora da Clínica de Nutrição. Carla Pires sempre costuma dizer: “É fundamental desembalar menos e descascar mais”, ou seja, se alimentar mais com produtos naturais e menos com industrializados. “É um caminho que dá resultado”, diz a nutricionista. E acrescenta: “A qualidade dos alimentos que comemos é mais importante do que sua quantidade de calorias.”.

Produtos que devem ser reduzidos na rotina alimentar

Para começar uma mudança de hábitos alimentares, a professora aponta cinco tipos de produtos que devem ter o consumo reduzido:

  • Refrigerantes
  • Embutidos (salsicha, mortadela, presunto, salame e outros)
  • Alimentos fritos
  • Biscoitos doces/recheados
  • Salgadinhos (chips e outros)

You Might Also Like

Leave a Reply