Como escolher o curso certo? Descubra agora!

Como escolher o curso certo? Descubra agora!

Definir o curso de graduação pode ser uma das etapas mais difíceis da vida; confira 5 dicas essenciais que facilitarão a sua decisão nesse momento tão importante

Decidir pelo curso de graduação é um dos momentos mais empolgantes da vida, mas também pode ser um pouco assustador: como escolher o curso certo? O que considerar? 

Isso acontece porque essa é uma decisão que precisa ser feita com cautela e atenção, o que gera muitos questionamentos no meio do processo.

O fundamental nesse momento é que você opte por uma profissão que se identifique de verdade, algo que sinta vontade de trabalhar a longo prazo.

Além disso, é importante escolher um ramo que gosta, que está ligado à sua personalidade.

No entanto, pensar somente nesses pontos acaba não ajudando tanto na decisão. 

É por essa razão que separamos neste texto outras dicas fundamentais que podem te ajudar (e muito) a fazer uma boa escolha.

Preparado(a)? Então, vamos lá!

Dicas de como escolher o curso certo

1- Pratique o autoconhecimento e avalie quais são as suas habilidades

Você pode até estranhar, mas o autoconhecimento é essencial nessa etapa. É ele que te fará tomar a decisão certa e, consequentemente, adquirir a realização pessoal tão desejada.

Nesse momento, você precisa fazer questionamentos sobre a situação atual da sua vida, quais são seus pontos fortes e fracos, os objetivos e o que mais te motiva.

Compreender como se sente e quais são seus posicionamentos também é relevante. Identificar as suas ações, as situações que mais te deixam feliz e o que quer fazer de diferente no mundo, por exemplo, contribui na hora da escolha.

Dentro desse processo, aproveite também para avaliar as suas habilidades:

  • quais são os meus talentos?
  • o que me faz bem?

Dedique um tempo para pensar com calma. Você pode encontrar a resposta em uma disciplina que adora na escola ou em um hobby presente em seu dia a dia. 

Perceba se não é importante se dedicar a algo que tenha mais facilidade e jamais se esqueça de optar por uma profissão que te dê satisfação. 

2- Considere as suas expectativas 

Como você planeja o seu futuro? Qual é a sua expectativa de vida profissional? Esses dois pontos também precisam ser considerados na hora da escolha do curso de graduação.

Aqui, identifique como você pretende estar com a sua vida daqui a alguns anos: quanto pretende ganhar? Deseja uma vida bem confortável? Sacrificaria alguma preferência pessoal para seguir a carreira profissional? Qual é a sua prioridade?

Ao levantar esses pontos, você passa a se conhecer ainda mais, o que permite que identifique os possíveis caminhos que pretende seguir.

3- Faça testes vocacionais

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar nos testes vocacionais. Bom, essa é uma boa alternativa que te ajudará a descobrir qual é a sua personalidade e qual é o curso de graduação certo para você. 

Com tantas áreas de conhecimento que nos deparamos hoje como Artes, Ciências Exatas, Biológicas, Sociais, Comunicação, Engenharia, Saúde, etc, o teste vocacional se torna uma ferramenta essencial. 

É importante destacar que existem variados testes disponíveis na internet, até mesmo gratuitos. Você só precisa se atentar em escolher um de qualidade e em sites confiáveis.

Outra boa alternativa é buscar a orientação profissional para fazer o teste. Converse com profissionais como psicólogos e psicopedagogos, eles poderão te auxiliar nesse momento. 

4- Pesquise sobre o curso do seu interesse 

Se você já possui alguma área de interesse, não perca tempo e busque conhecer bem tudo o que está relacionado a ela, como as possibilidades que tal mercado oferece.

Entenda os possíveis caminhos da profissão, como é o dia a dia de um profissional da área, a média salarial, as habilidades e competências necessárias. Sanar essas dúvidas faz com que você tenha um conhecimento completo da profissão.

Compreender como funciona a graduação do curso também é fundamental. O grau, a duração do curso, a grade curricular e a necessidade de estágio supervisionado são informações que precisam fazer parte da sua pesquisa.

Caso a sua realidade seja outra e você ainda não tenha uma profissão de interesse, entenda todas as áreas de conhecimento e o que cada uma oferece.

Dica extra! Conheça as instituições de ensino. Verifique se há selo de aprovação do Ministério da Educação (MEC), quais são os indicadores de qualidade, o corpo docente e a grade curricular. Uma atitude necessária para descobrir se a instituição atenderá às suas necessidades.

https://www.youtube.com/watch?v=ibYb7OUkyAk

5- Estude o mercado de trabalho e busque a opinião de profissionais

A situação do mercado de trabalho da profissão pretendida apresenta bastante peso na hora da decisão.

Descubra como está a situação do mercado, fique por dentro das tendências, veja se a área possui plano de carreira e quais são as previsões. 

Para colher essas informações, a internet pode ser a sua grande aliada. Contudo, uma forma ainda mais eficaz é conversando com profissionais que estão, diariamente, em contato com a profissão que deseja seguir.

Você pode buscar a opinião de ex-alunos do curso, amigos, parentes, ou até mesmo entrar em contato com alguma empresa.

Acho que não fiz a escolha profissional certa, posso mudar de curso?

Um dos motivos que faz muitos jovens temerem a decisão da graduação logo após o fim do ensino médio é a de que a escolha será para a vida inteira e que não há possibilidade de mudar a rota no meio do caminho.

Um grande equívoco, claro. Na vida nada é definitivo, afinal, mudanças podem ocorrer e, muitas vezes, são inevitáveis. 

Se, por algum motivo, você viu que a graduação escolhida inicialmente não te agrada ou não era aquilo o que esperava, acalme-se. Você pode mudar sim e não tenha medo desse processo.

É como já falamos lá no início, é preciso que você opte por um curso que se identifique, dê prazer em aprender e exercer e que está ligado aos seus objetivos. Você deve desenvolver suas habilidades da melhor maneira e criar uma carreira sólida e de sucesso.

A dica é: analise bem e tenha consciência da mudança que está fazendo. Veja os prós e contras, coloque no papel, sinta, de verdade, o rumo que quer seguir e aplique, novamente, as dicas citadas acima, certo?!

Que tal conhecer os cursos oferecidos pela UniFil? Talvez você encontre algo que gostaria de fazer! Clique no botão abaixo e confira!

Gostou das dicas? Este texto te ajudou? Compartilhe nas redes sociais!

Veja também: Quero ser empreendedor! Descubra como a graduação pode te ajudar

maximum rx male enhancement can an endocrinologist help with erectile dysfunction control male enhancement pills review pegasus male enhancement pills pills to cure premature ejaculation in kenya denzel washington erectile male enhancement gq magazine skyrim enhanced character edit male presets best male enhancement pills to last longer ultrastrenx male enhancement formula ed pills online without a prescription over the counter drugs that help premature ejaculation natural male enhancement tablets penguin cbd gummies for erectile dysfunction does olive oil and lemon help erectile dysfunction erectile dysfunction and bph medication who has used a fat boy male enhancement why do oysters help erectile dysfunction long sex pills in hyderabad what helps to stop premature ejaculation pills to enhance male performance preactiv 14ct maximum male enhancement prescription male enhancement reviews how to cure secondary premature ejaculation best male enhancement product at gnc how to lose weight with binge eating disorder how can i lose weight in 4 weeks fennel seeds appetite suppressant wegovy supply in san antonio texas what diets pills really work supplements while on keto diet gummy bear edible slime keto diet pills 1500 heart safe diet pills weight loss small pills weight loss pills at gnc that work apps for walking to lose weight goli nutrition apple cider vinegar gummies para que sirve short term weight loss pills which wegovy is out of stock does bio pure keto gummies really work