Complexo de Engenharias recebe startup na cooperação com o ConstruHub

Professor Júlio Filla com integrantes da startup que está fazendo testes de desenvolvimento de produto nos laboratórios da UniFil: equipamentos modernos e integração com a Governança de Inovação da Construção Civil

A parceria da UniFil com a Governança de Inovação na Construção Civil (ICON) abre caminho para desenvolvimento de tecnologia, produtos, serviços, empreendedorismo e negócios. No momento, o Complexo de Engenharias está sediando testes da startup Cimentech, que trabalha na formatação de variedade de cimento produzido a partir de resíduos poluentes, como os poliméricos e de marmorarias. A utilização da estrutura da UniFil – como a Sala Maker em estudos e os laboratórios em ensaios – é uma das atividades previstas na cooperação técnica com o ConstruHub, para aproximar empresas empreendedoras do universo acadêmico, facilitar a troca de experiências e ampliar o conhecimento.

A startup é formada por cinco estudantes de Engenharia de Materiais e um de Engenharia de Produção da UTFPR, que buscam alternativas inovadoras na destinação de rejeitos. “O grupo refletiu sobre o problema e a ideia de tornar a construção civil mais sustentável e econômica. Surgiu a proposta de um produto contendo em sua formulação resíduos poliméricos e cerâmicos, que antes poderiam ser agentes de poluição e agora se transformam em matéria-prima de qualidade”, explica Leonardo Penteado, integrante da Cimentech.

Ele destaca que o docente das Engenharias Julio César Filla, presidente da ICON e mentor no ConstruHub, sugeriu realizar ações do projeto na UniFil. “O professor nos contatou propondo uma imersão em desenvolvimento de materiais cimentícios no espaço maker da UniFil e o uso dos laboratórios. Já fizemos nosso primeiro estudo no local e fomos convidados para utilizar a estrutura mais vezes no trabalho da nossa startup”, comenta Penteado.

O Complexo de Engenharias da UniFil conta com Sala Maker e laboratórios para atender áreas de materiais de construção, mecânica dos solos, hidráulica, saneamento, elétrica e outros segmentos da construção civil. “São ambientes ideais para startups que precisam de ensaios exploratórios iniciais. Os espaços podem ser ocupados em horários alternativos às aulas, mediante reserva. Sala com mesas para projeto e bancadas de apoio facilitam no manuseio de equipamentos e materiais. As startups podem se reunir, planejar atividades laboratoriais e avaliar os resultados” – comenta o professor Júlio Filla.

Os laboratórios estão equipados para vários tipos de testes, como desenvolvimento inicial de materiais e componentes em concreto e argamassa; ensaios básicos de caracterização em materiais de construção e mecânica dos solos; montagem básica de circuitos em protoboards e testes com osciloscópio e geradores de sinais; avaliação preliminar de efluentes e simulações em canal hidráulico – cita o docente. “A academia pode colocar a startup em contato com pesquisadores em diversas áreas. No ConstruHub as startups têm a oportunidade de aprimorar o desenvolvimento da ideia, estudar o mercado e avaliar a viabilidade financeira. Na academia é possível materializar a ideia pela experimentação”, ressalta o professor da UniFil.

‍Coordenadora das Engenharias, a professora Carolina Alvim acrescenta que a UniFil realiza apoia e realiza ações com a ICON desde a criação da governança. Participa e colabora em eventos, compete com alunos nos hackathons e outros desafios, além de contribuir com sua estrutura de laboratórios e o conhecimento de docentes, estudantes e técnicos no fortalecimento da indústria da construção civil do Norte do Paraná.

(Com informações e foto do Sinduscon Norte do Paraná)