Curso gratuito de Pensamento Computacional

A UniFil deu início às aulas do curso gratuito que atende alunos de escolas públicas e privadas de Londrina e região
- Necessidades do Universo Tecnológico Atual
- O curso de Pensamento Computacional
- Graduação em Ciência da Computação
Necessidades do Universo Tecnológico Atual
Antes de mais nada, o curso gratuito de Pensamento Computacional oferecido pela UniFil, é um reflexo das necessidades do mundo atual. Afinal, já vivemos em um universo tecnológico e, claro, quanto mais conhecimento sobre o assunto, melhores serão as oportunidades para o futuro.
Atualmente, é bastante comum nos depararmos com atividades do dia a dia cada vez mais computadorizadas. Há alguns anos precisávamos obrigatoriamente de pessoas para registrar os produtos no mercado, porém, hoje em dia, já temos autonomia para passar nossas próprias compras. O autocaixa é apenas um dos itens que passaram por grandes mudanças e que revolucionaram o mundo. Como, por exemplo, participar de uma aula, que antigamente era apenas nas escolas, agora pode ser em qualquer lugar pela internet.
Pensando nisso, a UniFil proporciona aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Londrina e região, uma oportunidade de conhecer esses avanços.
O curso de Pensamento Computacional
Com um total de 60 horas em práticas semanais nos laboratórios da UniFil, o curso, que iniciou essa semana, vai até novembro. A estrutura se divide em três níveis: básico, intermediário e avançado. Assim, os conteúdos planejados atendem os estudantes do Ensino Médio em diferentes níveis de conhecimento em tecnologia e programação. O conteúdo aborda as áreas de Programação de Computadores, Desenvolvimento de Websites e Desenvolvimento de Aplicativos.

O objetivo do programa é desenvolver o raciocínio lógico e aprimorar as habilidades cognitivas dos estudantes, proporcionando uma compreensão aprofundada dos fundamentos computacionais. A abordagem é teórica e prática, visando melhorar o desempenho acadêmico e qualificar os participantes para os desafios da era digital. Dessa forma, a inserção no mercado de trabalho se torna mais competitiva e abre muitas portas aos alunos.
Segundo o coordenador da área de Computação, professor Sérgio Tanaka, as novas turmas, juntamente dos alunos do Colégio Londrinense, somam cerca de 600 participantes.
“Além de aprender a programar, os estudantes desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas, fundamentais para o mundo digital e o mercado de trabalho. O projeto também proporciona aos monitores, que são voluntários, a oportunidade de vivenciar a prática docente e se engajar em uma ação de impacto social” – diz a professora Tânia Goulart, coordenadora do curso de Pensamento Computacional.
Graduação em Ciência da Computação
Como citado anteriormente pela professora Tânia, o projeto Pensamento Computacional conta com todo compromisso dos monitores, que são alunos das graduações de Computação.
O Curso de Ciência da Computação da UniFil prepara o aluno de forma teórica e prática, para a crescente demanda por profissionais da área. A profissão segue como uma das mais requisitadas do futuro. Os alunos UniFil possuem um índice de quase 100% de empregabilidade.
As novas turmas do curso gratuito de Pensamento Computacional da UniFil tiveram as primeiras atividades nesta semana com muita empolgação dos participantes e dos monitores, alunos de Ciência da Computação da instituição.
Desde 2021 a UniFil abre essa nova perspectiva a adolescentes e jovens do Ensino Médio. “A iniciativa reafirma o compromisso da UniFil com a inclusão digital, a formação cidadã e o estímulo à inovação. Assim, aproximamos a universidade da comunidade e preparamos os jovens para as oportunidades do futuro” – comenta a professora Tânia.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.