É possível utilizar a pós-graduação para mudar de carreira?

A pós-graduação pode ser sim uma opção para você que deseja mudar de carreira. Entenda como isso pode ser possível e saiba o que você precisa considerar em um momento como esse

É muito comum pessoas se formarem em uma graduação e, algum tempo depois, principalmente com a atuação no mercado de trabalho, perceberem que a carreira escolhida não era bem aquilo que imaginavam ou que queriam. Isso é completamente normal.

Mas com essa situação surge uma grande dúvida: como mudar de carreira após a formação? Para isso, existe uma solução muito eficiente que te garante uma nova perspectiva. Essa solução é a pós-graduação!

Vem entender melhor sobre o assunto!

Mudar de carreira com a pós-graduação?

Com a alta exigência das empresas pela profissionalização, fica um pouco complicado mudar de profissão sem possuir certo conhecimento e comprovação de tal habilidade. É por isso que a pós-graduação pode te oferecer um novo caminho no mercado de trabalho e se torna uma opção mais rápida do que ingressar em uma nova graduação

O curso de pós oferece a educação formal que você precisa para atuar na nova profissão escolhida. Ele será o pontapé inicial para que você amplie o conhecimento sobre a nova área que pretende atuar.

Além disso, a pós te mantém informado sobre as mudanças e atualizações da área e ainda te apresenta a novos profissionais que aumentam a sua rede de contatos para possíveis atuações no mercado de trabalho.

O que considerar na mudança de carreira?

Entenda a sua situação

Mudanças exigem muito, por isso é importante que você avalie toda a sua situação. A área em que você já atua não te agrada mais, ponto. Mas o que será necessário para o novo caminho que sonha seguir? Quais são as habilidades que você terá que correr atrás? Do que você precisará abrir mão? O salário será suficiente para a sua situação financeira?

Analise todas essas questões antes de dar um passo. Essa atitude é fundamental para que lá na frente você não encontre problemas ou veja que ainda não seguiu o caminho que deseja.

Conheça bem o mercado

É fato que uma mudança sempre dá aquele frio na barriga, ainda mais quando vai impactar muito a nossa vida. Por isso, antes de definir a nova carreira, conheça bem o mercado para o qual deseja ingressar.

Faça uma boa pesquisa sobre: a situação atual; as necessidades exigentes; as possibilidades de crescimento na carreira; as empresas de atuação; e o salário.

Uma excelente forma de fazer isso é conversando com profissionais que já trabalham na área. Com eles você consegue tirar todas as suas dúvidas e ter um norte sobre o caminho a seguir.

Faça um planejamento

É importante que você tenha consciência que mudanças necessitam de planejamento. Você precisa se planejar tanto financeiramente quanto em sua rotina.

A pós-graduação é uma excelente oportunidade para você dar um novo rumo à sua atuação profissional, mas ela exige investimento financeiro. Por isso, é preciso se organizar para entender quais as possibilidades que existem para você ingressar no novo curso.

Além disso, a pós-graduação, assim como qualquer outro curso, precisa de dedicação e estudo. Avalie a sua rotina e veja quais são os melhores momentos para estudar e qual modalidade é melhor para você: presencial, semipresencial ou a distância! Criar uma rotina de estudos é uma boa alternativa para manter a organização.

Tenha certeza de que está escolhendo o curso certo

Pesquise com calma todas as suas possibilidades e tenha certeza de que está escolhendo o curso certo para atender às suas necessidades no mercado de trabalho.

Outra coisa importante é em relação à instituição de ensino e também à grade curricular da pós-graduação. Certifique-se que ambas são excelentes para que você tenha o melhor aprendizado, pois isso fará toda a diferença durante o curso, assim como em sua atuação no mercado.

A UniFil Londrina conta com diversos cursos de pós-graduação, tanto EaD quanto presencial. Clique no botão abaixo para conferir as opções disponíveis!

Siga os seus sonhos

É claro que mudanças geram muito medo. Não tem jeito, isso faz parte. Você só não pode permanecer em uma profissão que não te agrada.

A insegurança vai estar presente, mas não deixe de seguir os seus sonhos. O segredo é analisar muito bem todas as possibilidades para ter certeza se um caminho novo é possível e ideal.

Se ainda tem alguma dúvida sobre cursos de pós-graduação ou sobre a diferença entre pós e MBA, confira um conteúdo exclusivo sobre o assunto!