Equipe da UniFil conquista terceiro lugar no HackaSun com aplicativo para reduzir perda de comida

Vinícius Nakayama (Nutrição), Felipe Bertoli (Ciência da Computação) e Fernando Greca (Engenharia de Software): aplicativo FoodMapp para contribuir na diminuição do desperdício de alimentos

Três alunos da UniFil conquistaram o terceiro lugar no HackaSun 2024 da Expoasa de Assaí, realizado no final de semana. O evento reuniu 12 equipes de estudantes de Assaí, Cornélio Procópio, Santa Mariana e Londrina na maratona de soluções inovadoras para problemas urbanos. O time Littleblack teve a participação dos acadêmicos Felipe Bertoli (Ciência da Computação), Fernando Greca (Engenharia de Software) e Vinicius Nakayama (Nutrição).

O desafio foi apresentar proposta focada em Cidades e Comunidades Sustentáveis, uma das 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a humanidade, conforme estudos da Organização das Nações Unidas (ONU). “Decidimos trabalhar com um problema muito grave no nosso país: o grande desperdício de alimentos. Segundo o IBGE, cerca de 30% do alimento produzido no Brasil é descartado todo ano, o que equivale a cerca de 44 milhões de toneladas” – relatou Felipe.

A equipe formatou o FoodMapp, uma plataforma de anúncio e compra por valores mais baratos de alimentos em bom estado e qualidade que seriam jogados fora. “A ideia é um aplicativo fácil e prático para atender a demanda de todos, desde donos de vendinhas até empresas maiores, como agropecuárias, mercados e franquias. Isso auxiliaria famílias de baixa renda a comprar produtos por um preço mais acessível” – disse o aluno da UniFil.

Um protótipo visual e interativo foi construído para apresentação no HackaSun. “Nossa solução proporcionou uma experiência única e transformadora. O hackathon agregou muito para nós e nossas futuras carreiras. Formamos uma equipe com dedicação e vontade de encarar outras maratonas” – complementou Felipe Bertoli.

O HackaSun foi organizado pela Prefeitura de Assaí, Ecossistema Vale do Sol, Sebrae e outras instituições. Acesse o link para conhecer o protótipo do aplicativo FoodMapp: https://lnkd.in/dArWiKXN