Equipe do Hospital Veterinário resgata e salva mais uma onça, agora na região de Maringá
A equipe do Hospital Veterinário da UniFil mais uma vez foi determinante para salvar uma onça-parda e reintegrá-la à natureza. A operação começou na sexta-feira (dia 21) à noite e entrou pela madrugada de sábado com o resgate de uma fêmea jovem, de aproximadamente um ano e meio, que estava acuada em cima duma árvore no quintal de uma residência em Paiçandu, na região metropolitana de Maringá. O animal precisou ser sedado para captura e transporte até o HV, onde teve toda a atenção e cuidados.
A médica veterinária Daniela Martina, coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil que é credenciado como Centro de Apoio à Fauna Silvestre, destacou o trabalho conjunto com Polícia Ambiental, PM, Instituto Água e Terra (IAT), Defesa Civil e outros órgãos ligados à defesa animal e do meio ambiente. “Foi uma ação cheia de dificuldades porque a onça estava entre vários galhos, à noite e com muita gente nas proximidades da residência. Tivemos de isolar a área para fazer a contenção e o resgate da onça” – relata.
No Hospital Veterinário da UniFil, a fêmea de 25 quilos passou por ultrassom, raio X e exames clínicos que confirmaram condições adequadas de saúde. Mas precisou permanecer algumas horas recebendo soro para reidratação. “A equipe do HV demonstrou determinação e compromisso. Fomos até Paiçandu, trouxemos a onça e felizmente toda a operação foi um sucesso” – diz Daniela Martina. Na tarde de sábado, a onça-parda foi solta em área de mata na região de Maringá.

Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.