Equipes da UniFil e Polícia Ambiental resgatam onça capturada em armadilha em Ribeirão Claro

Uma onça-parda foi resgatada neste domingo por equipes da Polícia Ambiental e Hospital Veterinário da UniFil, em uma fazenda no município de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. Ela estava presa em uma armadilha montada pelo dono da propriedade, que vinha constatando a morte de frangos atacados pelo felino.

Depois de sedada e removida para o HV da UniFil em Londrina, a fêmea jovem de aproximadamente oito meses e 18 quilos passou por ultrassom, raio X e exames de sangue. “A onça está dentro dos parâmetros normais, bem de saúde. Vai ser solta na natureza nos próximos dias” – informa a médica veterinária Daniele Martina, coordenadora do Hospital Veterinário e do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS).

Neste ano, o HV da UniFil já acompanhou o resgate, atendeu e reabilitou nove onças-pardas. Sete foram reintegradas à natureza, uma está em fase final de recuperação para ser solta no início de 2026 e a outra é essa capturada em Ribeirão Claro. “Conseguimos salvar todas com a capacidade e a dedicação da equipe do hospital da UniFil, que oferece estrutura especializada para acolher animais silvestres” – ressalta a coordenadora Daniele Martina.

O resgate deste domingo foi comunicado à Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, que vai definir o local da soltura. Também participaram da ação o sargento Douglas e outros integrantes da Polícia Ambiental, a médica veterinária Isadora e os estagiários Pablo e Gabriela, do HV da UniFil.

You Might Also Like

Leave a Reply