Fisioterapia da UniFil avalia condição física das atletas do Londrina Vôlei

Atletas e comissão técnica da Londrina Vôlei com alunos e professores da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UniFil (LAFEU): avaliação física, suporte em treinamentos, atendimento em jogos e tratamentos na Clínica de Fisioterapia

Atletas profissionais do Londrina Vôlei estão passando por avaliação funcional na Clínica de Fisioterapia da UniFil para o início da temporada de competições da equipe feminina. Nesta semana, oito jogadoras fizeram diversos testes orientados por alunos da Liga Acadêmica de Fisioterapia Esportiva da UniFil (LAFEU), com a coordenação do professor Roberto Kashimoto e a supervisão de mais quatro fisioterapeutas colaboradores. A intenção é identificar as condições de cada uma para embasar a comissão técnica do time na preparação física, treinamentos táticos e disputa de jogos.

Das 14 atletas, 11 vêm de outros estados e apenas três permaneceram do grupo do ano passado. “É fundamental conhecermos a situação das jogadoras para definirmos intensidade de treinos e termos todas prontas para as competições. O mapeamento contribui para prevenir lesões e potencializar o desempenho. A parceria com a UniFil é sensacional, vemos um trabalho de excelência na fisioterapia esportiva” – diz o técnico do Londrina Vôlei Juliano Trindade. O preparador físico Maicon Freitas complementa: “A compilação de dados auxilia muito para conseguirmos um time competitivo.”

Atletas profissionais passaram por avaliação funcional para conhecer a condição física e embasar intensidade treinos, prevenir lesões e potencializar desempenho da equipe em competições

RELATÓRIOS E SUPORTE – O professor Roberto Kashimoto explica que a avaliação funcional inclui testes de mobilidade do tornozelo, quadril e ombro, análise da força do CORE (musculatura de abdômen e costas), controle motor do quadril e outras características físicas das jogadoras. “Vamos produzir relatórios individuais a partir da verificação e do diagnóstico dos alunos. É um suporte bastante necessário para a pré-temporada, as atletas estão iniciando atividades numa modalidade de alto rendimento” – ressalta. Os integrantes da LAFEU prosseguem até o final de 2024 com o trabalho de atendimento para prevenção e tratamento às equipes profissional e de base da Londrina Vôlei, inclusive atuando nos jogos disputados na cidade.

As competições já agendadas são Jogos Abertos do Paraná – fase regional em Porecatu, Campeonato Paranaense e Superliga de Vôlei na categoria C. A comissão técnica vai programar a avaliação funcional das atletas que ainda não fizeram os exames. O Londrina Vôlei é mantido com recursos da Fundação de Esportes/Prefeitura em parceria com UniFil, Unimed, Colégio Ética e Academia WOD.

Professor Roberto Kashimoto com o técnico Juliano Trindade e o preparador físico Maicon Freitas: parceria fundamental para a temporada do time que inicia disputas neste mês

Alunos de Fisioterapia participantes do primeiro grupo de avaliações – Ana Carolina da Silva Barbosa, André Felipe Rocha Santos, Beatriz de Castro Pertinhes, Beatriz Lima Alberton, Bruno Lucas Magalhães de Oliveira, Gabriella de Souza Pereira, Gustavo Yasuaki Sato, Heitor Hiromichi do Nascimento, Heloíse Aparecida Silva, Kawane Maria Penha Vicente, Luiz Gustavo Mendes Camargo, Luiz Henrique Marques Omori, Raul Verraci de Souza, Renan Escaraboto do Prado, Rubia Kedezierski Buhrer Taques e Theodoro Molina Kaguimoto. Fisioterapeutas colaboradores – Ana Carolina Fonseca Azevedo, Douglas Temporim do Nascimento, Katielly Oliveira Rocha e William Henrique Barbosa. Professores – Roberto Kashimoto (coordenador) e Daiene Ferreira (vice-coordenadora) do projeto.