Formatura em Pensamento Computacional abre perspectivas no futuro de 97 jovens de Londrina

A UniFil cumpre mais uma etapa de capacitação de jovens para uso da tecnologia como ferramenta de inserção profissional, valorizando o potencial de estudantes de colégios públicos e privados e ampliando a inserção da universidade na vida comunitária. A formatura de mais cinco turmas do curso de Pensamento Computacional abre novas perspectivas aos 97 alunos certificados – que já podem buscar oportunidades como estagiários, aprendizes e até mesmo em vagas de trabalho nas empresas de TI em Londrina e região.

Formandos, familiares, representantes das escolas, professores e gestores da UniFil e do Colégio Londrinense participaram do evento de certificação, terça-feira (dia 22) à tarde no Teatro Colégio Londrinense. O treinamento gratuito teve duração de seis meses com enfoque em linguagens digitais e lógica de programação de computação. Alunos de 32 colégios conheceram teoria e prática nos laboratórios da UniFil, desenvolvendo projetos e descobrindo as diversas possibilidades de aplicação da tecnologia no dia a dia e no ambiente corporativo.

A pró-reitora de Graduação, professora Anelise Franciosi, parabenizou os formandos em nome do reitor Eleazar Ferreira. “Vocês cumpriram o objetivo, se esforçaram para participar do curso com atividades à tarde, depois das aulas nos seus colégios. Não parem, continuem com essa curiosidade de aprender e alcançar novas conquistas” – comentou. A pró-reitora de Pós-Graduação, professora Magali Roco, e o diretor educacional do Colégio Londrinense, professor Luciano Maia, prestigiaram a formatura. O coordenador dos cursos de Computação da UniFil, professor Sergio Tanaka, fez a apresentação do evento.

Equipe UniFil presente durante a cerimônia de formatura

 

O prefeito em exercício João Mendonça destacou que os jovens estão iniciando “com o pé direito” a preparação para os desafios profissionais. “A tecnologia está presente em tudo e é preciso ficar sempre atento às oportunidades. Esse curso da UniFil contribui na formação, na descoberta de talentos e na futura contratação pelas companhias que atuam em Londrina” – afirmou. O dirigente da APL de TIC, Roberto Nishimura, que foi aluno e professor da UniFil nos cursos de Computação, alertou: “Hoje já temos o problema da exclusão digital, que é silenciosa e tira jovens do mercado de trabalho. Não é o caso de vocês, que vão colher frutos com esse curso se preparando melhor para o atual cenário.” Representantes da Codel e da multinacional Atos também compareceram ao evento.

O curso de Pensamento Computacional é um projeto das graduações de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Análise de Desenvolvimento de Sistemas. A professora Tânia Camila Goulart coordena o treinamento, executado pelo Núcleo de Práticas de Informática (NPI). Neste ano, os acadêmicos Renata Gransoti, Matheus da Silva Garvão, Eron Ponce Pereira e Kawan Watanabe atuaram como instrutores das cinco turmas, com apoio de 13 monitores – todos alunos da instituição. A UniFil lançou o curso em 2022 e formou agora o terceiro grupo jovens. Em abril de 2025 deve ser iniciada mais uma capacitação.

Os formandos destaques da cada turma foram homenageados pela UniFil:

– Turma A – Juliano Ivan Radenti Garcia – Colégio Estadual Benedita Rosa Rezende
– Turma B – Sophia Ambrogi Galerani – Colégio Estadual Professora Maria do Rosário Castaldi
– Turma C – Juliana de Cássia Baptistone – Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL)
– Turma D – Cesar de Paula Ramos Viana – Colégio Uninorte Junior
– Turma I – Arthur Vinicius Silva Romanha – Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros

Professor Sérgio Tanaka e Professora Tânia Camila entregaram prêmios aos alunos destaques: Sophia, Arthur, Juliana, Juliano e César.

You Might Also Like

Leave a Reply