Ter uma rotina de estudos adequada é a dificuldade de muitos estudantes. Confira neste texto algumas dicas simples, práticas, porém extremamente importantes que vão te ajudar a manter um dia a dia de aprendizado organizado e saudável

Criar e manter uma rotina de estudos saudável não é uma tarefa fácil, exige esforço e dedicação. Mas, seja na preparação para um vestibular ou durante a graduação, ou pós-graduação, uma boa rotina, que seja produtiva, faz toda a diferença. 

Como sabemos que essa é uma dificuldade presente na vida da maioria dos estudantes, preparamos este texto com algumas dicas simples e fundamentais que vão ajudar muito nesse processo de adaptação. Vamos lá? 

 

  • LEIA MAIS:

 

Como escolher o curso certo? Descubra agora!

Por que ter uma rotina de estudos saudável?

Uma rotina saudável significa uma rotina organizada, prazerosa e produtiva, que conta com boas horas de estudo, mas também com momentos de lazer e descanso. A princípio, pode ser difícil juntar tudo isso, mas não é impossível.

A rotina saudável, além de te deixar com mais ânimo para os estudos, também te ajuda a:

 

  • manter a organização durante o dia;
  • diminuir as possibilidades de estresse e ansiedade;
  • ser mais produtivo;
  • entender o que é ou não prioridade;
  • desligar de preocupações indevidas;
  • melhorar o humor;
  • fortalecer a sua memória;
  • melhorar o foco;
  • criar hábitos; e
  • manter a sua saúde.

 

Mas como ter uma rotina assim?

Mantenha uma alimentação equilibrada

Muitas vezes, o acúmulo de tarefas e matérias para estudar nos faz ignorar uma alimentação de qualidade. Com isso, acabamos caindo nas comidas industrializadas. 

No entanto, um dos pontos fundamentais para garantir uma rotina de estudos saudável é manter uma alimentação também saudável. Um corpo bem alimentado tem mais energia para encarar horas de estudo, além de fazer o cérebro funcionar melhor, proporcionando mais concentração.

Pratique exercício físico

A prática de atividade física tem um papel importantíssimo na melhora da concentração e do sono. Além disso, manter uma prática regular ajuda a evitar a ansiedade e o estresse presentes em períodos de estudos intensos.

Por isso, separe um tempo em sua rotina para fazer algo que gosta, seja uma atividade aeróbica, uma caminhada, passeio de bicicleta ou até mesmo dança. Qualquer atividade é válida desde que você sinta prazer em realizar.

Beba bastante água

Beber água é uma atitude que precisa estar presente diariamente em nossa vida e não somente na hora dos estudos. O ato de tomar água ajuda na concentração, na memória e ainda oferece mais ânimo ao corpo.

Caso você não tenha esse costume durante o dia, existem diversos aplicativos para celular que possuem a função exclusiva de lembrete. Que tal experimentar?

Tenha boas noites de sono

Você, provavelmente, já teve aquelas noites em que não dormiu bem e, no dia seguinte, se sentiu mais cansado e completamente improdutivo. Pois é, o corpo precisa descansar. Dormir bem, além de ser uma atividade essencial para te manter saudável, te ajuda a ter melhores resultados durante as suas atividades.

Por isso, não seja um estudante que acaba perdendo a noção do tempo e deixa o sono de lado. Quanto mais você negligencia esse momento de descanso, mais dificuldade em se concentrar e render nos estudos terá. Pense nisso!

Tenha momentos de lazer

O que você mais gosta fazer? Possui algum hobby? Se sim, não deixe ele de lado só por causa dos estudos. É importante que você mantenha em sua rotina as atividades que gosta, seja sair com os amigos, assistir uma série ou filme, ou tocar um instrumento. Isso vai te ajudar a refrescar a mente e voltar com mais disposição para os estudos.

Faça pausas

Estudar direto, sem pausas nem para comer, não funciona. Quando você faz isso, acaba se cansando mais rápido e perdendo toda a concentração. Isso acontece porque o seu cérebro precisa descansar. 

Caso tenha dificuldade para fazer pausas durante o dia, aposte no método Pomodoro, uma técnica que consiste em cronometrar 25 minutos (pomodoros) seguidos, dedicados e concentrados no estudo, para cinco minutos de descanso. Após completar 4 pomodoros, você ganha a recompesa de até 30 minutos de descanso. Para isso, também existem aplicativos que te ajudam a monitorar o tempo.

Dicas extras e importantes para não perder a concentração

Perder muito a concentração é uma coisa que acaba atrapalhando uma rotina de estudos saudável. Mas isso é algo que está totalmente ligado às situações que se encontram à nossa volta ou atitudes que temos.

Por isso, aí vão algumas dicas importantes para você não perder a concentração nos estudos e ainda fortalecer a sua rotina saudável:

  • deixe o celular longe: as notificações e redes sociais são um prato cheio para nos fazer desfocar do estudo, por isso, deixe os aparelhos eletrônicos longe e só os utilize se forem necessários para o estudo;
  • opte por um lugar calmo: ambientes barulhentos não ajudam em nada na concentração. Estude em um lugar calmo, limpo e organizado, você vai ver como isso vai te ajudar a se manter motivado;
  • tenha um cronograma: para não perder o foco ou ficar migrando de uma matéria para outra nos estudos, faça um cronograma completo, com tudo o que você precisa. Isso te ajuda a manter a organização o que proporciona mais satisfação e ânimo;
  • faça uma coisa de cada vez: não adianta abraçar o mundo. Você precisa focar no que possui mais dificuldade ou é mais urgente para o momento. Fazer tudo de uma vez só gera ansiedade e estresse.

 

  • LEIA MAIS:

 

Como melhorar a concentração no ensino remoto?

E aí, este texto te ajudou? Já aplica algumas dessas práticas para ter uma rotina de estudos mais saudável

Quer receber, em primeira mão, os conteúdos que são publicados no blog da UniFil? Cadastre-se agora! É muito rápido! CLIQUE AQUI! 

Veja também: Série: #DicadeEstudo – O que estudar para o vestibular?