O ensino remoto pode não ser uma tarefa muito fácil, mas existem algumas atitudes práticas que contribuem para melhorar a concentração no aprendizado em casa. Continue a leitura e veja o que você pode fazer para manter o foco

Com a pandemia do Coronavírus, estudantes se viram obrigados a aderir o ensino remoto. Não teve jeito! Foi necessário adotar esse modelo de aprendizado para seguir com os estudos.

Infelizmente, para algumas pessoas, esse modelo de ensino pode ser mais complicado, principalmente para aquelas que nunca estudaram fora da sala de aula. É nesse momento que acontece a falta de concentração e a improdutividade. Afinal, não é fácil estudar em casa, pois existem mais coisas que contribuem para a falta de concentração.

Se você, estudante, está nessa situação, chegou no lugar certo! Pensando em tudo isso, separamos neste texto algumas dicas essenciais que te ajudarão muito a melhorar a concentração no ensino remoto e evitar as distrações que tiram totalmente o foco. 

Continue a leitura para conferir! 

O que é ensino remoto?

Basicamente, o ensino remoto consiste no encontro do professor com os alunos por meio de uma transmissão em tempo real das aulas. Tudo acontece como se todos estivessem juntos em uma sala física, pois a grade de aulas, o horário e a frequência permanecem do mesmo jeito.

Geralmente, os professores no ensino remoto precisam recorrer a ferramentas de transmissão ao vivo para que os alunos consigam acompanhar a aula, pois a instituição de ensino não dispõe de uma plataforma específica, uma vez que a modalidade se configura como uma medida temporária. 

E qual a diferença entre o ensino remoto e o EaD?

Como dito ali em cima, o ensino remoto acontece em tempo real, com os alunos e o professor reunidos em uma transmissão de vídeo. 

Já o ensino a distância, mais precisamente o EaD, tem todas as aulas gravadas para o aluno assistir quando e onde quiser. Tudo é disponibilizado dentro de uma plataforma específica para a modalidade, onde contém fórum de discussões, atividades, leituras complementares e a grade curricular. 

O grande diferencial entre o ensino remoto e o EaD está na flexibilidade que essa segunda opção oferece aos estudantes, além da estrutura online para que os conteúdos sejam consumidos da melhor maneira.

 

  • Leia mais

 

Descubra a diferença entre graduação presencial, EaD e semipresencial

Graduação na era digital: o Ensino a Distância é para mim?

Como ter mais concentração no ensino remoto?

Comos sabemos que o ensino remoto pode apresentar dificuldades, principalmente em relação à concentração, separamos abaixo 7 dicas importantes para você colocar em prática agora e elevar a produtividade. Confira!

1- Continue com a sua rotina

É importante que você mantenha a rotina que tinha antes do ensino remoto. Acorde no mesmo horário, faça boas refeições, vista-se adequadamente e delimite um tempo para o estudo após as aulas. Enfim, tente fazer as mesmas coisas. Isso irá manter o foco e evitará novos hábitos improdutivos.

2- Elimine qualquer tipo de distração

Retire do seu alcance tudo o que pode tirar a atenção, como o telefone celular, as notificações das redes sociais ou a televisão. O ideal é que você priorize um ambiente calmo e silencioso, que não te faça perder a concentração ou os principais assuntos da aula online. 

3- Tenha um bom ambiente de estudo

Além de priorizar um ambiente calmo, atente-se para que ele seja totalmente adequado, com uma boa iluminação, climatização e móveis que garantam a saúde do seu corpo. Para deixar o ambiente com a sua cara, decore da forma que preferir, assim você torna o local mais aconchegante. 

4- Mantenha a organização em tudo

Não se esqueça de manter o espaço organizado, assim como os estudos. A bagunça tende a tirar o nosso foco, por isso, arrume o ambiente de estudo e organize as disciplinas com pastas, cadernos e post-its, por exemplo, o que deixa tudo mais divertido e mais fácil de encontrar.

5- Participe de discussões produtivas

Durante as aulas, puxe assuntos para debate, questione os pontos, comente sobre os temas, dê a sua opinião. Aja como se estivesse em sala de aula. Além disso, você pode criar grupos de estudo com os colegas para reforçar as disciplinas e gerar discussões produtivas.

6- Faça anotações e revise sempre que possível

Mantenha uma consistência nos estudos. Faça anotações nas aulas e separe um tempo na rotina para fazer revisões. Isso ajuda a manter os assuntos bem frescos na cabeça e te permite ficar conectado com o aprendizado. 

7- Descanse e pratique algo que gosta

Descansar e deixar um tempo para um hobby ou atividade prazerosa também é fundamental. Priorize boas noites de sono, alimente-se bem, separe momentos para relaxar e pratique algo que gosta, como ler, assistir uma série, tocar um instrumento ou ficar com a família. Momentos assim reforçam a concentração e relaxam a mente.

E aí, estudante, tem feito mais alguma coisa para manter a concentração no ensino remoto? Conte para a gente!

Mais conteúdos como este você confere no blog da UniFil! Clique aqui para acessar! E não se esqueça de compartilhar este texto com mais pessoas que estão estudando em casa!

Veja também: Como a literatura auxilia nos meus estudos