O Enem 2020 acontecerá no ano que vem, mas os estudos devem permanecer com um bom ritmo para garantir um resultado excelente. Confira algumas atitudes que você pode colocar em prática para se preparar melhor e garantir o curso dos sonhos

Aproveitar os últimos meses para se preparar e colocar o estudo em dia é, sem dúvidas, a melhor solução para você, estudante, que quer garantir uma boa nota no Enem 2020. Afinal, são 180 questões e mais uma redação que tem um peso importantíssimo na avaliação.

Pensando justamente nisso, separamos neste texto algumas dicas de como você pode se preparar para as provas. Continue a leitura e veja se algumas dessas atividades já faz parte de sua rotina!

Vamos lá?

 

 

Como será o Enem 2020?

O Enem 2020 acontecerá no ano que vem, devido à pandemia do Coronavírus. Com isso, as provas impressas do primeiro e segundo dia serão aplicadas, respectivamente, em 17 e 24 de janeiro

Mas o Enem 2020 também tem novidades. É o primeiro ano que acontecerá o Enem Digital, com a prova sendo realizada pelo computador.

As provas digitais serão aplicadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro e somente estudantes concluintes do ensino médio em 2020 ou que já concluíram poderão participar desta modalidade.

Os participantes que necessitam de recursos de acessibilidade serão assegurados na versão impressa da prova. 

Todas as informações completas sobre às duas modalidades e demais prazos você confere no edital Enem 2020 disponível no site oficial. CLIQUE AQUI! 

Como me preparar melhor para o Enem 2020?

Tenha um cronograma de estudos

Sim, todo mundo fala do cronograma, mas não tem jeito, ele é o melhor caminho para manter a organização e não esquecer de nada importante até o dia do simulado.

Além disso, o cronograma te ajuda a seguir uma rotina produtiva, com os seus melhores horários dedicados ao estudo e com as melhores atividades para que o aprendizado seja rico.

Para te ajudar nisso, a UniFil criou um cronograma completo com as principais disciplinas para você seguir e se preparar. Baixe gratuitamente!

Foque nas disciplinas que possui mais dificuldade

É muito comum existirem matérias que temos mais dificuldade, em que as explicações não entram na cabeça. Por isso, nesse momento de preparo para o Enem, é importante que você foque nelas, para que tenha certeza de que tudo ficou entendido.

Aqui é preciso um esforço maior. Mas lembre-se, é melhor se dedicar mais agora do que chegar na hora da prova e se deparar com uma questão sobre algo que não estudou.

Busque formatos alternativos

Principalmente para dar aquele ânimo na hora de estudar as matérias que possui mais dificuldade, aposte em maneiras alternativas de estudo, como videoaulas, livros, grupos e aplicativos

Explorar formatos alternativos ajuda a manter a concentração mesmo nos assuntos mais complicados e ainda te oferece diferentes perspectivas sobre um mesmo tema.

 

 

Pratique (muito) a redação

Nós sabemos como a redação do Enem tem um peso importante. É por isso que praticar a escrita, analisar os temas de anos anteriores e verificar as redações que tiveram as melhores notas são boas opções para te dar um norte.

A prática é fundamental por fazer com que você se sinta como se estivesse na hora da prova e pense em alternativas ideais para o momento. É uma forma de te deixar preparado para tudo o que vier. 

Leia sobre atualidades

Não tem como escapar: a redação do Enem, de alguma forma, aborda assuntos atuais, assim como muitas questões das provas. Para isso, nada melhor do que se manter atualizado sobre as notícias e principais discussões do momento. 

Assista aos jornais, acompanhe na internet (portais, redes sociais), baixe aplicativos de notícias, enfim, mantenha-se sempre a par dos assuntos para não ser pego de surpresa. 

Aproveite as redes sociais

E por falar em redes sociais, elas podem te ajudar sim na hora do estudo!

Além de serem canais que te permitem ficar por dentro das notícias confiáveis, existem muitos perfis, principalmente no Instagram, de professores que oferecem dicas e dão até aulas para a preparação do Enem e de outros vestibulares. Sem falar do Youtube, que é uma excelente rede com diversos canais dedicados ao ensino. 

Esses são espaços interessantes para você ficar de olho e acrescentar como formato alternativo, como já foi comentado logo acima. 

Mas atenção! Lembre-se de que deve usar as redes sociais com cautela e somente quando for necessário.

Equilíbrio

Equilíbrio é tudo, estudante. Não adianta ficar somente preocupado com os estudos e esquecer das outras coisas importantes, como a alimentação, a atividade física, o sono e os momentos de lazer.

Você só sairá bem se conseguir manter uma rotina equilibrada, tendo períodos para relaxar, focando em uma alimentação saudável, bebendo bastante água, tendo boas noites de sono e praticando qualquer atividade física que goste.

Tudo isso junto permite que você consiga ter os melhores resultados. Respire e pense também em você!

Dica EXTRA!

Atenção máxima ao edital do Enem 2020! Com as mudanças que foram necessárias por causa da pandemia, é de extrema importância que você leia todo o edital para ficar a par de como será a aplicação das provas. Tenha certeza que esse cuidado vai te ajudar a chegar mais preparado.

Na UniFil Londrina, os alunos que possuem boa pontuação na prova do ENEM garantem descontos exclusivos nos cursos. É claro que você não quer perder essa oportunidade! Se inscreva agora mesmo!

E aí, estudante, gostou das dicas? Alguma dessas já está aplicando em sua rotina de estudos para o Enem 2020? 

Veja também: Descubra a diferença entre graduação presencial, EaD e semipresencial