A oncinha parda que permaneceu em tratamento por quatro meses no Hospital Veterinário da UniFil foi removida na madrugada desta quinta-feira pelo Instituto Água e Terra para o Zoológico de Curitiba. Encontrada à beira da rodovia depois de ter sido atropelada próximo a Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, chegou com ferimentos graves ao HV, em junho, encaminhada pela Força Verde. “Mal ficava em pé e não conseguia comer sozinha. Foi salva com dedicação e habilidades técnicas da equipe”, comenta a professora Mariana Cosenza, coordenadora do hospital.
A médica veterinária explica que a recuperação da onça exigiu diversos procedimentos, inclusive tratamento inédito com células-tronco com especialista de São Paulo para reduzir sequelas neurológicas que ainda apresentava. “Houve grande melhora, mas ainda permaneceram algumas sequelas que impossibilitam sua reintrodução em vida livre. Por isso, o IAT decidiu abrigá-la no zoológico”, diz Mariana Cosenza.
Ela destaca todo esforço dos veterinários, estagiários e colaboradores do HV, referência em atendimento e primeiro credenciado pelo Governo do Paraná como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). “A equipe desenvolveu muito afeto e sentiu bastante a partida da onça chamada de Mali pelo pessoal do hospital. Mas o importante é que cumpriu seu dever de salvar e recuperar o animal, deixando-o em condições de viver em seu novo espaço”, afirma a coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil.
Essa é a terceira onça tratada com sucesso no HV, que também já atendeu dezenas de outras espécies de animais selvagens e exóticos. Atualmente o hospital mantém em recuperação ou criatório mais de 20 exemplares de aves, quati, gato do mato, cachorro do mato, sagui, gambá, lagarto, serpentes, macaco, paca e outros animais.
Confira alguns momentos da  Onça Mali durante sua passagem pelo HV.
https://youtu.be/eAYaDFc-w5M (Dia da chegada: Força Verde resgatou o animal e levou para tratamento no HV)
https://youtu.be/gJCrF476eLA (Oncinha Mali se alimentando, brincando e já convivendo bem com a equipe)
https://youtu.be/L9EdzHsQq00 (Dia da remoção: onça foi levada hoje de madrugada pela equipe do IAT

Onça chamada de Mali foi tratada pela equipe do Hospital Veterinário inclusive com células-tronco

 

 

 

Texto: Assessoria de Imprensa