Investir em uma pós-graduação te garante diferencial competitivo no mercado de trabalho, o que contribui para que você consiga melhores oportunidades de emprego. Descubra o melhor momento para iniciar um curso após o ensino superior e conheça as pós-graduações da UniFil Londrina

A pós-graduação sempre foi uma boa opção aos estudantes que buscam desenvolver melhor os conhecimentos sobre determinada área e aprimorar o currículo para um cargo desejado no mercado de trabalho. 

Contudo, além da dúvida de qual curso de pós-graduação escolher, os estudantes se deparam com mais um questionamento: qual é o melhor momento para começar uma pós?

É sobre isso que vamos conversar com você hoje. Continue a leitura se também está com essa dúvida. 

Vamos lá?

Quando fazer uma pós-graduação?

Um curso de pós-graduação apresenta diversas vantagens, pois te permite conhecer melhor uma área de interesse, te atualiza sobre o mercado, enriquece o seu currículo, te ajuda no desenvolvimento pessoal, contribui para o aumento do salário, te garante um diferencial competitivo, entre outros benefícios. 

Então, sem dúvida nenhuma, a realização de uma pós deve estar em seus planos após a graduação.

Mas o que muitas pessoas se questionam é sobre o melhor período para começar a fazer o curso. E, para essa pergunta, infelizmente, não existe uma resposta certa.

A escolha do momento para iniciar um curso de pós-graduação depende de vários fatores e todos eles são particulares. Por exemplo, a escolha depende:

  • das suas expectativas;
  • do seu real interesse por determinada área;
  • das suas condições (financeira, tempo disponível);
  • das suas prioridades;
  • dos seus objetivos a serem atingidos.

Resumindo, essa é uma decisão única e que cabe exclusivamente à você. No entanto, existem 3 momentos muito comuns de ingresso em uma pós-graduação. São eles:

1- Logo após a graduação

Muitos estudantes optam pelo início da pós logo após o encerramento do curso superior, justamente para não perder o ritmo nos estudos, já que estão acostumados com o ritmo de leitura, provas e trabalhos.

Outro fator que leva estudantes a iniciarem a pós neste momento é porque, durante a graduação, já decidiram qual área gostariam de se especializar. Então, aliado ao ritmo de estudos, embalam um curso no outro.

2- Alguns anos depois 

Já algumas pessoas, muito por ainda não terem uma área específica que deseja atuar e, com isso, esperam adquirir mais experiência profissional no mercado de trabalho, optam por realizar a pós-graduação depois de alguns anos de conclusão do ensino superior.

Começar nesse momento é interessante porque já te dá um embasamento de como anda o funcionamento do mercado, além de te ajudar a definir uma área de atuação na prática.

3- Para mudar de carreira

Sim, é possível mudar de carreira com a pós-graduação.

Algumas pessoas não sabem disso, mas a pós é uma excelente opção para mudar de carreira sem que seja necessário iniciar uma graduação de 4 ou 5 anos. Ela oferece a educação formal necessária, além de já te atualizar sobre o mercado em que deseja se inserir.

Vem entender mais sobre a mudança de carreira com pós-graduação clicando AQUI

O ideal, nesse momento, é identificar qual dos momentos é ideal para você, sempre considerando as suas necessidades e objetivos. 

Pós-graduação UniFil

Seja EaD, Presencial ou Híbrida, a UniFil Londrina conta com mais de 60 opções de cursos de pós-graduação em diferentes áreas de atuação no mercado. Clique abaixo para conferir todos os cursos e fazer a sua escolha. 

PÓS-GRADUAÇÃO UNIFIL 

https://www.youtube.com/watch?v=jZlVxvfCGXE

Gostou deste conteúdo? Deixe a sua opinião aqui nos comentários!

Leia também: Descubra a diferença entre bacharel e tecnólogo