Alunos de Engenharia conhecem empresa de água e saneamento em Ibiporã

Alunos e alunas do 3º ano de Engenharia Civil da UniFil visitaram sábado de manhã o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que administra os sistemas de distribuição de água e de saneamento em Ibiporã. O grupo conheceu a estrutura de coleta e tratamento, laboratórios e outras áreas da empresa pública do Município.

“Visitas técnicas são ações que contribuem no aprendizado, possibilitando aos estudantes verem e compreenderem melhor as diversas atividades na profissão. O curso de Engenharia Civil tem disciplinas de Hidráulica, Instalações Hidrossanitárias e Saneamento, que abrem novas oportunidades de mercado”, comentou a coordenadora da graduação, professora Carolina do Nascimento Alvim.

A visita foi organizada pelo professor engenheiro Nilton Capucho, que contou com a colaboração do diretor-presidente do SAMAE, Nelson Okano. No local, o técnico João Ferreira mostrou o sistema de tratamento e descreveu todo processo, desde a captação da água bruta até a distribuição ao consumidor. Ele explicou como são as análises laboratoriais, adição de produtos químicos, mistura, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, controle de qualidade, preservação e distribuição.

O SAMAE capta água do Aquífero Guarani e também do Ribeirão Jacutinga. São aproximadamente 1.000 metros cúbicos por hora do aquífero e 700 m3/hora do ribeirão, o que garante o abastecimento de água em 100% dos domicílios residenciais, comerciais, industriais e outros de Ibiporã.

Confira as fotos:

📸 Visita técnica ao SAMAE, em Ibiporã, no último sábado: conhecendo os serviços e oportunidades de atuação na profissão