A Pedagogia é uma ciência que estuda a educação e todos os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Confira mais sobre o curso e descubra todas as possibilidades de atuação na área

Diferente do que muitas pessoas pensam, a graduação de Pedagogia vai muito além do que trabalhar somente atuando como educador(a). 

Desenvolvida para formar profissionais na área educacional, a Pedagogia possibilita a atuação em espaços escolares e não escolares. E é sobre isso que abordaremos neste texto. 

Descubra todas as possibilidades da Pedagogia, entenda melhor a dinâmica do curso e confira as habilidades para se tornar um bom profissional. Vamos lá?

O que é Pedagogia?

Do grego que significa “paidos” da criança e “agein” conduzir, a Pedagogia corresponde a uma ciência que estuda a educação e todos os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem. Ou seja, a reflexão, ordem e sistematização dos princípios e métodos para o ensino.

A pessoa formada na área é chamada de pedagogo ou pedagoga e estão totalmente ligados ao funcionamento, desenvolvimento humano e normas educacionais da sociedade. 

Seja qual for a área de atuação da pessoa formada em pedagogia (são muitas oportunidades que abordaremos ainda neste texto), a missão do profissional é transmitir conhecimento pedagógico e contribuir para a formação das pessoas

Quais os ramos que o pedagogo pode atuar?

Como já dito no início deste texto, um pedagogo pode exercer a sua função tanto dentro da escola quanto fora. Dentro da escola as opções são:

  • professor: na sala de aula como professor, o pedagogo atua profissionalmente para a educação infantil; nas séries iniciais, que referem-se à introdução da criança na alfabetização; e na educação de jovens e adultos que não conseguiram finalizar os estudos.
  • administração escolar: envolve a administração, supervisão, coordenação e direção da escola. Nessa área, o profissional de pedagogia se torna responsável pela gestão educacional da instituição de ensino e pelo acompanhamento de todas as ações pedagógicas, orientando os educadores e contribuindo para o desenvolvimento dos alunos.
  • educação especial: está ligada ao desenvolvimento de materiais, metodologias, aulas e ações destinadas aos estudantes que apresentam necessidades especiais (deficiência física, mental, sensorial, múltipla, superdotação e habilidades elevadas). 

Fora da escola as possibilidades são:

  • pedagogia empresarial: a função do pedagogo é estruturar mudanças comportamentais nos colaboradores de uma empresa, visando a renovação do conhecimento, uma boa atuação e desenvolvimento profissional. Trabalha com a reconstrução da criatividade, o espírito em equipe e o levantamento de necessidades para o desenvolvimento de programas educacionais e culturais. 
  • pedagogia hospitalar: nessa área, o pedagogo atua para garantir que as crianças e adolescentes em situação de internamento em instituições hospitalares tenham acesso à educação, trabalhando com atendimentos personalizados e humanizados com cada paciente, a partir da contação de histórias, desenho, pintura, etc. Aqui, o profissional também ajuda os pacientes com as tarefas escolares e atua no cotidiano para que o momento de internação não seja tão traumático.
  • produção editorial: o pedagogo, nesse ramo, atua na elaboração de materiais didáticos para o ensino fundamental. Além disso, contribui para o desenvolvimento de livros infantis como autor ou coautor, trabalhando com a assessoria pedagógica. 
  • produção tecnológica: muito semelhante à produção editorial, aqui o profissional de pedagogia atua, juntamente com profissionais de TI, no desenvolvimento de jogos e aplicativos educativos, ajudando a equipe em relação aos conteúdos e metodologias da pedagogia. 
  • academia: o pedagogo pode se desenvolver no âmbito acadêmico, trabalhando com a pesquisa em educação e desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

Habilidades essenciais para a área

  1. Comunicação excelente, para a transmissão de informações claras;
  2. Criatividade, habilidade fundamental para que o profissional saiba buscar novas possibilidades de ensino;
  3. Empatia, sabendo ouvir e receber críticas construtivas;
  4. Organização, essencial para preparação e planejamento;
  5. Capacidade de trabalhar com crianças, para desenvolver um trabalho natural, educativo e positivo;
  6. Capacidade de trabalhar em diferentes ramos, já que a área apresenta diversas possibilidades;
  7. Proatividade, para se manter atualizado acerca das tendências e mudanças da área da educação;
  8. Compreensão e calma, para trabalhar com diversas pessoas que trazem diferentes contextos, ideias e visões.

O curso de Pedagogia 

As graduações de Pedagogia são, em sua maioria, de licenciatura, mas há cursos para bacharel. O objetivo geral, é preparar os profissionais para que possuam total capacitação para atuar na área. 

O curso de graduação EaD em Pedagogia da UniFil, que possui 4 anos de duração, visa ensinar e despertar a paixão dos profissionais.

Em sua grade curricular, as disciplinas envolvem: alfabetização; metodologia; ensino de diversas áreas (Português, Ciência, Matemática e etc); didática; história da educação; LIBRAS; literatura infantil e juvenil; e muito mais. 

Saiba mais detalhes sobre o curso clicando no botão abaixo e não perca a oportunidade de ingressar em um ramo que apresenta diversas possibilidades!

Gostou deste conteúdo? Conseguiu compreender bem as possibilidades da Pedagogia

Veja também: Mercado de trabalho: a influência do grau de escolaridade no fator cargos e salários