Apesar de serem cursos de graduação, as opções bacharel e tecnólogo apresentam algumas diferenças que podem ser decisivas na hora da escolha. Confira quais são elas e qual opção se encaixa melhor para os seus objetivos

O fim do ensino médio é sempre um momento de muitos questionamentos para os estudantes: qual área quero seguir? Qual curso fazer? Qual instituição de ensino escolher?

No entanto, uma outra dúvida que também sempre surge é em relação ao tipo de curso, ou seja, se é melhor o modelo bacharel ou o modelo tecnólogo.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você entender, de uma vez por todas, a diferença entre bacharel e tecnólogo, e qual se encaixa melhor de acordo com os seus objetivos.

Vamos lá? 

  • Leia mais

Diferença entre licenciatura e bacharelado: como escolher?

Diferença entre bacharel e tecnólogo

Muitas pessoas acreditam que um curso tecnólogo é inferior ao curso de bacharelado, por se confundirem com os chamados cursos técnicos, que são de nível médio.

No entanto, os cursos tecnólogos também são cursos de graduação de nível superior e possuem o mesmo grau de conhecimento que um curso de bacharel, possibilitando que você também faça mestrado, doutorado e se candidate em concursos públicos.

Contudo, mesmo tendo o peso igual, as duas graduações apresentam algumas diferenças que são importantes ressaltar:

1- Foco

A primeira e principal diferença é que um curso tecnólogo foca em uma área de atuação mais específica, ou seja, especializam os alunos em um tema mais restrito de determinada profissão, enquanto o bacharelado traz todos os aspectos da profissão e possui uma visão mais ampla.

2- Duração do curso

Por esse recorte mais específico, em geral, o tecnólogo tem uma duração de um ano e meio a dois, enquanto o bacharel tem cursos com duração de quatro a seis anos, variando de acordo com a área. 

3- Disciplinas

Com uma duração mais curta e um recorte mais específico, o curso tecnólogo tem suas disciplinas totalmente focadas em determinada área da profissão, trazendo atividades mais práticas.

Por outro lado, como o bacharelado traz tudo sobre a profissão e o mercado de atuação, esse modelo de curso acaba focando primeiro na teoria e depois na prática, por isso apresenta uma duração bem maior.

4- Diploma

Em relação a esse tema, a única diferença é a nomeação que aparece no diploma. No caso do tecnólogo, o seu grau de conhecimento vem como curso superior de tecnologia, diferente do curso de bacharelado, que vem como Bacharel em (nome da profissão).

5- Mercado de Trabalho

Uma última diferença que podemos destacar é que, como as disciplinas dos cursos tecnólogos são mais focadas em uma área específica, eles tendem a te preparar melhor para o mercado de trabalho, principalmente por focar bastante na prática. 

Qual é a melhor opção para mim?

Isso depende muito dos seus objetivos, mas existem alguns pontos importantes a considerar que podem te ajudar na hora da escolha. Veja só!

O bacharelado é a melhor opção quando…

Se você gosta de alguma área de atuação, mas não se decidiu qual caminho específico desta área pretende seguir, então a melhor escolha para você, sem dúvida, é o bacharelado. Esse modelo de curso te oferece uma visão completa para você que quer conhecer todas as possibilidades antes de se decidir.

Outra situação em que o curso de bacharelado se encaixa melhor é em profissões que exigem o título de bacharel. É o caso de áreas como: Advocacia, Arquitetura, Enfermagem, entre outras.

O tecnólogo é a melhor opção quando…

Para você que já tem bem definido qual caminho quer seguir na área de atuação escolhida, o curso tecnólogo se encontra como a melhor opção, pois você já decidiu o que quer fazer e não precisa conhecer tudo sobre a profissão.

Além disso, como já citado acima, o tecnólogo trabalha com disciplinas mais práticas, então é uma opção perfeita para você que precisa de algo mais focado nas necessidades do mercado, para que saia do curso preparado para a atuação.

Bacharelado e Tecnólogo da UniFil

A Universidade UniFil, entendendo a importância e vantagens desses dois módulos de cursos, possui uma lista de diferenciadas graduações tanto de tecnólogo quanto de bacharel.

Clique abaixo para conferir os detalhes de cada curso.

BACHAREL E TECNÓLOGO UNIFIL

Curtiu este texto? Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Mande aqui nos comentários!

Leia mais: É possível utilizar a pós-graduação para mudar de carreira?