Idosos ganham força muscular e qualidade de vida com atividades físicas na UniFil
Atividade física para fortalecer a musculatura, garantir a capacidade funcional, melhorar a autoestima e ganhar mais qualidade de vida. São alguns dos benefícios que idosos conquistam com a participação no projeto de extensão “Envelhecência”. As duas sessões semanais de treinamento resistido, coordenadas pela professora da Educação Física da UniFil Silvana Cardoso de Souza em parceria com a professora Heloísa Tófoli e alunos da graduação, já refletem em controle de pressão arterial, autonomia em movimentos simples como sentar-se e levantar-se, mais ânimo, momentos de alegria e descontração entre os participantes.
Os encontros às terças e quintas-feiras, das 14 às 15 horas no Laboratório de Atividades Físicas e Esportivas da UniFil, começaram em abril deste ano reunindo homens e mulheres de acima de 60 anos. Antes de iniciar as séries de exercícios, todos aferem a pressão e conversam com os instrutores sobre as condições de saúde. “Quando verificamos alguma alteração, já indicamos para procurar médico. Esse monitoramento, além de dar segurança, mostrou que alguns participantes conseguiram reduzir os indicadores de pressão com a participação no projeto” – relata a professora Silvana, que ministra diversas disciplinas na UniFil e doutora em Educação Física para a população idosa.
As professoras de Educação Física, Silvana Cardoso e Heloísa Tófoli coordenam o projeto de extensão Envelhecência.
Ela ressalta que quanto maior a frequência nas sessões, melhor é o desempenho regular.
“A força muscular é fundamental para o idoso manter a independência no seu dia a dia. Tivemos casos de pessoas que não conseguiam sentar ou levantar do sofá sem apoio. Com o treinamento resistido, recuperaram a movimentação. Isso representa ganho de qualidade de vida e do aspecto social, da felicidade de ter mais autonomia. Vemos a alegria de quem está envolvido no projeto. Os exercícios regulares contribuem para aumentar a longevidade” – reforça a coordenadora.
O grupo encerra o primeiro ciclo em novembro e a intenção é prosseguir com o projeto em 2025.
Primeiro grupo de participantes, instrutores e professores do Projeto Envelhecência.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.