Inovação em saúde da UniFil abre caminho para melhorar diagnóstico e tratamento de câncer
Ampliar a possibilidade de diagnóstico de mutação genética em câncer de tireoide, colorretal e melanoma para proporcionar tratamentos mais eficazes da doença. É um avanço na saúde que a UniFil e o Laboratório Logos vão apresentar nesta sexta-feira, às 10h30, no Festival Internacional de Inovação de Londrina. A pesquisa desenvolvida em parceira da universidade e iniciativa privada vem alcançando resultados que produzem alternativa viável, com capacidade de aplicação prática e de menor custo na detecção das alterações nas células cancerosas, abrindo caminho para utilização da técnica em maior escala e contribuindo em decisões terapêuticas mais precisas em oncologia.
Os estudos começaram em 2024 com a análise da mutação de gene que ocorre em cerca de 40% a 60% dos casos de câncer de tireoide, especialmente no carcinoma chamado de papilífero – o tipo mais frequente da doença. O Laboratório Logos repassa amostras de tecido tumoral coletado de pacientes para avaliação no Laboratório de Escola de Análises Clínicas da UniFil, o Labesc. A pesquisa objetiva padronizar metodologia mais acessível, agilizar a detecção de mutação e o início de tratamento, melhorar a segurança sobre o tratamento e baratear os procedimentos. Atualmente, o diagnóstico é ofertado somente em centros maiores como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba – o que dificulta o acesso a muitas pessoas.
A professora do curso de Biomedicina da UniFil, Carolina Batista Ariza Tamarozzi, doutora em Biologia Molecular, coordena a pesquisa em conjunto com o professor Alberto Yoichi Sakaguchi e o biomédico Renan Nascimento Ferreira, graduado pela UniFil e técnico sênior no Laboratório Logos. Os pesquisadores destacam que a inovação em saúde pode levar a um grande número de pacientes a assistência clínica e de exames para melhorar o tratamento de câncer de tireoide. Existe também a possibilidade de amplificar o resultado da pesquisa a outros de tipos de doenças oncológicas, que podem ser analisadas nos mesmos moldes do estudo em andamento. Carolina e Renan vão apresentar no evento o painel “Inovação Translacional: Como a Ciência Acadêmica ganha vida em Parcerias Estratégicas” na Arena Sebrae, no Parque Ney Braga.

PARCERIAS COM MERCADO
Outra participação da UniFil no Festival Internacional de Inovação de Londrina é na palestra “Mapeamento da Governança de Instituições de Ensino Superior 2025 e Dashboard – GOVdas IES”. A coordenadora da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UniFil e presidente da Governança de IES de Londrina, Fernanda Clivati Fassula, vai apresentar dados sobre cursos, alunos, laboratórios, competências científicas e áreas de inovação das universidades e demais instituições locais, disponíveis para parcerias e desenvolvimento de projetos de produtos, serviços e outras ações de mercado. A exposição mostra como empresas, pesquisadores e gestores públicos podem utilizar informações para ajudar em decisões de negócios. O agente regional de Inovação da Estação 43, Thiago Spiri Ferreira, participa da apresentação na Arena Sebrae, às 11 horas.

Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.