A situação de pandemia em que vivemos dificultou muito a atuação profissional de muitas pessoas. Mas existem algumas atitudes que podem ajudar nisso. Confira agora como se destacar no mercado de trabalho no momento em que ainda vivemos

A pandemia do Coronavírus abalou absurdamente o campo de trabalho. Pessoas que tinham empregos estáveis se viram ameaçadas profissionalmente e muitas empresas tiveram que fechar as portas, infelizmente.

No entanto, o momento ainda é de esperança e de retomada. E, por mais que algumas oportunidades tenham se tornado mais difíceis, outras áreas continuam a apresentar boas oportunidades.

Por isso, é preciso manter a atenção para o que está acontecendo e ter algumas atitudes fundamentais que vão permitir um maior destaque no mercado de trabalho e em relação à alta concorrência por vagas de emprego.

Continue a leitura e confira 4 práticas que te ajudarão a se destacar mais no mercado e conquistar aquela oportunidade tão sonhada.

Vamos lá?

Como se destacar no mercado de trabalho? 4 passos

Não é de hoje que, para conseguir uma boa oportunidade profissional é preciso se manter atualizado e ativo no mercado, principalmente para o chamado networking. E, atualmente, com toda a situação da pandemia, manter isso se tornou ainda mais necessário.

Veja 4 passos que te garantem uma boa visibilidade no mercado!

1- Atualize o currículo

Atualizar o currículo é o item básico desta lista. Toda empresa solicita o currículo para fazer uma pré-avaliação dos candidatos, e não estar com esse documento atualizado é um erro na certa, o que pode te fazer perder uma boa oportunidade. Por isso, mantenha o seu currículo sempre atualizado.

Dicas:

  • escolha um modelo facilmente editável, em que as informações são distribuídas de maneira harmônica, permitindo uma leitura dinâmica;
  • mantenha sempre algumas cópias impressas com você, afinal, nunca sabemos quando vamos precisar, não é mesmo?; e
  • deixe o arquivo salvo no seu e-mail. Se precisar imprimir de última hora, será mais fácil de acessar.

IMPORTANTE!

O Linkedin também funciona como um currículo, certo? Então você também precisa mantê-lo atualizado. É importante que você fique ativo na rede social, compartilhando conhecimento, experiências e interagindo com outros profissionais. O canal funciona como um excelente networking.

Tudo sobre o Linkedin você confere aqui!

2- Não pare de buscar por oportunidades

Por mais que a situação esteja difícil, não desanime na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Continue firme buscando e analisando todas as vagas que surgem e que são interessantes para você.

Além do Linkedin funcionar perfeitamente para essa finalidade, o que é incrível, existem também grupos no Facebook que compartilham ótimas oportunidades. É importante fazer parte disso.

Não se esqueça também de manter o seu cadastro atualizado em portais de empregos. Geralmente eles te notificam sobre vagas de acordo com o seu perfil e conhecimento.

Aproveite todos esses canais. Só não desanime.

3- Adaptação é a palavra

Com a pandemia, sem dúvida nenhuma a palavra “adaptação” se tornou o centro das coisas. Tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, o que não foi diferente no campo profissional.

Hoje, é preciso que você seja flexível a adaptações que se tornaram necessárias, como novas formas de gestão, ferramentas de trabalho e também modalidades (home office ou híbrido).

Você precisa estar aberto a essas mudanças para garantir uma boa oportunidade ou permanecer naquela que já conseguiu.

4- Autoconfiança sempre

Pense assim: se você não confia em si, como você vai passar confiança para as empresas na hora de conquistar o emprego? Fica um pouco difícil.

Então, nessa luta pela recolocação profissional, além de não deixar o desânimo te pegar, mantenha a confiança em si. Você sabe o seu grau de conhecimento, sabe o que pode oferecer para a empresa e para o mercado de trabalho, e sabe que tem capacidade para isso.

Não deixe inseguranças e dificuldades te afetarem. A autoconfiança é tudo neste momento para manter a cabeça boa e o foco no seu objetivo.

Dica extra (e importantíssima)

Jamais se esqueça da qualificação profissional. Para manter a mente fresca sobre a sua área de atuação e até conseguir se adaptar melhor às mudanças do mercado, foque na busca pelo conhecimento.

Por causa da pandemia, muitos eventos passaram a ser gratuitos e online, e se tornaram uma excelente porta para o conhecimento, além de permitir que você conheça mais pessoas.

Busque também seguir, nas redes sociais, profissionais que você admira e que são essenciais para sua área de atuação. Você também pode aprender muito com isso.

Por último e mais essencial, faça cursos! Eles são fundamentais para você atualizar seus conhecimentos e ainda te garantem o sonhado certificado, que pode agregar ainda mais no seu currículo.

A UniFil Londrina conta com uma seleção com mais de 30 cursos livres EaD totalmente gratuitos. Os cursos são nas áreas de: Administração, Marketing, Recursos Humanos e Empreendedorismo. Uma boa oportunidade para você investir em si! Clique abaixo e saiba mais!

CURSOS ONLINE GRATUITOS

E aí, este conteúdo te ajudou? Conte nos comentários! E se tiver mais alguma dica para acrescentar, mande para a gente também!

Leia mais: 5 dicas para entrevista de emprego!