Curso de Ciências Contábeis: 6 possibilidades de atuação

O profissional de contabilidade é responsável pela organização financeira de uma empresa. Mas você sabe as possibilidades de atuação que o Curso de Ciências Contábeis oferece? Confira 6 áreas e descubra mais detalhes sobre a profissão

Um curso bastante buscado por estudantes recém-formados no ensino médio é o de Ciências Contábeis. Com diversas possibilidades de atuação, a graduação se torna uma boa oportunidade.

Continue lendo e entenda melhor qual é a proposta do curso, quais são essas áreas de atuação disponíveis e quais são as habilidades necessárias para um profissional. Vamos lá?

O curso de Ciências Contábeis

Basicamente, a pessoa que se forma no curso de Ciências Contábeis será responsável pela organização financeira da empresa para qual trabalha, realizando, por exemplo, o controle de receitas, despesas e lucros da instituição.

Além dessa função, o contador ou contadora também deverá verificar e controlar se os impostos estão sendo pagos corretamente e se os contratos estão sendo realizados de acordo com a lei.

Como o campo de trabalho do contador se concentra, basicamente, em orientar uma empresa ou empresário sobre o financeiro, o profissional também pode prestar consultorias.

É importante destacar que para exercer a função, a pessoa precisa ter o registro no  Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

As possíveis áreas de atuação

1) Contador

A primeira área de atuação de um profissional recém-formado é de contador, seja em órgãos públicos ou privados

Nessa atuação, é responsabilidade do contador fazer os registros da instituição, pensar em cenários futuros em relação ao financeiro da empresa, realizar a declaração do imposto de renda, assim como gerenciar e organizar o planejamento tributário da empresa.

2) Recursos Humanos

Outra atuação do contador é juntamente com o Recursos Humanos, em que a contabilidade fica responsável por entender as atuações do RH e como as atividades afetam o financeiro da empresa.

Vale ressaltar que o Recursos Humanos e a Contabilidade podem e devem andar juntos para criar um desenvolvimento organizacional que se comunique, assim como definir métricas e melhorar a retenção e reconhecimento dos colaboradores.

3) Gerência Financeira

Geralmente, o cargo de gerente financeiro é desenvolvido por contadores que já possuem mais experiência na área, pois é esse profissional que irá cuidar de toda a parte financeira da empresa.

Assim, a pessoa que atua como gerente precisa realizar análises de relatórios, identificar falhas nos processos, pensar em melhorias, entender e ficar a par de tudo o que envolve o financeiro e manter-se atualizado sobre a legislação tributária e fiscal.

4) Perícia Contábil

Podendo ser contratado por uma empresa ou pela própria Justiça, o papel do Perito Contábil é investigar e identificar fraudes em organizações, necessitando exercer bem esse papel para enxergar os problemas e recolher as informações necessárias para a solução.

5) Consultoria Contábil

Como já dito no início do texto, o profissional de contabilidade também pode exercer a função de consultor, oferecendo aconselhamento às instituições sobre tributos, finanças e análises financeiras, por exemplo.

A pessoa que deseja trabalhar nessa área poderá exercer a função como profissional autônomo, sendo contratado por empresas para prestação de serviço.

6) Auditor

A função de um auditor contábil é a de avaliar como os recursos financeiros da instituição estão sendo utilizados. Basicamente, o auditor deve identificar possíveis falhas nas finanças, assim como fraudes fiscais.

Vale destacar que existem duas formas de atuação do auditor: o interno, que será responsável por avaliar os processos dentro de uma empresa e o externo, contratado para fazer essa análise apenas por determinado período.

Habilidades exigidas

Para desenvolver bem o papel de Contador, o profissional precisa ter o senso de ética e responsabilidade, fundamentais para a execução da profissão, por lidar, na maioria das vezes, com questões mais delicadas.

Além disso, é importante que o profissional tenha boa afinidade com números e seja organizado para se dar bem com as demandas.

Por último, mas não menos importante, o contador precisa ficar de olho em todas as atualizações relacionadas às leis contábeis e empresariais, para que nada importante passe batido.

Curso de Ciências Contábeis

Coordenado pelo é coordenado pelo Contador Everton Carlos dos Anjos. Ele é Mestre em Administração e Membro da Comissão de Coordenadores e professores do Curso de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR. Além de professor titular do curso. A UniFil Londrina conta com o curso de Ciências Contábeis tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EaD

A graduação possui quatro anos de duração e une conceitos técnicos com inovações tecnológicas para que os alunos tenham conhecimento completo e possam sair da Universidade preparados para encarar qualquer área de atuação.

Para saber mais sobre o curso em cada modalidade, clique nos respectivos: curso Ciências Contábeis presencial e curso Ciências Contábeis EaD.

Gostou deste conteúdo? Não se esqueça de deixar a sua opinião aqui nos comentários e compartilhar para que mais pessoas conheçam melhor a profissão!