Mercado precisa de engenheiros e busca jovens com habilidades tecnológicas, afirma a coordenadora

As engenharias estão bem avançadas e os profissionais de hoje trabalham com simulações, maquetes digitais, impressão 3D, softwares de dimensionamento, tecnologias de monitoramento e execução, ferramentas e processos de gestão. São instrumentos modernos desde a concepção de projetos até as construções residenciais, comerciais e industriais, de portos, aeroportos, rodovias, sistemas de saneamento e de outras obras de infraestrutura. É um campo de trabalho muito amplo – diz a professora mestre Tatiana Vettori Ferreira, que assumiu a coordenação das graduações de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção na UniFil.

Ela destaca a possibilidade de o aluno empreender, atuar em construtoras, empresas ou seguir carreira em órgãos públicos, em perícias, auditorias e docência. “O cenário da construção civil é promissor, o mercado busca jovens que conheçam recursos tecnológicos e queiram inovar” – comenta. Estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta déficit de 75 mil engenheiros no Brasil.

professora mestre Tatiana Vettori Ferreira e alunos de engenharias

A coordenadora ressalta que o corpo docente das Engenharias da UniFil é formado por profissionais com experiência acadêmica e de mercado, nos setores público e privado, alguns inclusive como representantes de entidades de classe. “São professores e professoras engajados em cursos, atualizações da indústria e inovações do setor” – acrescenta.

Na UniFil, os alunos das Engenharias aprendem com equipamentos e laboratórios bem estruturados, têm acesso a estágios remunerados e saem da faculdade gabaritados para crescer na profissão. O complexo de experimentos e práticas inclui laboratórios de química, física, elétrica, hidráulica, saneamento, estruturas, solos, materiais de construção e informática. As graduações estimulam o desenvolvimento de tecnologias e inovação com aplicativos, programação computacional, inteligência artificial, realidade aumentada, uso de drones, criação de startups e participação em hackathons, entre outras atividades.

Alunos de engenharia em aulas práticas

Atualmente a UniFil oferece os cursos de Engenharia Civil (presencial e EAD), Engenharia de Produção (EAD) e Engenharia Elétrica (EAD). Durante todo o ano o colegiado mantém contato com empresas e entidades, envolvendo alunos em ações e visitas técnicas que agregam conhecimento à formação. A Semana de Engenharia também reforça a integração com outras universidades e o mercado, numa troca de experiência e abertura para novas oportunidades.

Formada em Engenharia Civil, Matemática e Arquitetura e Urbanismo, a nova coordenadora das Engenharias tem mestrado em Edificação e Saneamento/Materiais de Construção, além de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Tatiana Vettori Ferreira leciona na UniFil há nove anos e foi coordenadora dos Laboratórios das Engenharias.

Professora mestre Tatiana Vettori Ferreira, formada em Engenharia Civil, Matemática e Arquitetura e Urbanismo

You Might Also Like

Leave a Reply