Não basta apenas conhecer a tecnologia, é preciso saber aplicá-la em contextos reais

Emerson Zanotti, gerente de TI na Cooperativa Integrada, empresa parceira da UniFil: “Buscamos alianças estratégicas com parceiros como a UniFil para desenvolver soluções em IA e expandir nosso conhecimento nessa área”

 

A Semana Tecnológica da UniFil é uma oportunidade para alunos conhecerem ações de inovação e avanços no ambiente corporativo de diversas empresas nacionais e multinacionais. A interação de dirigentes e gestores com alunos dos cursos de Computação abre também possibilidades de contratações e envolvimento em projetos profissionais. A Integrada Cooperativa Agroindustrial é umas das principais parceiras no evento e em outras ações acadêmicas, de capacitação e de estudos em Inteligência Artificial.

Na 17ª edição da Semana Tecnológica, de 23 a 26 de setembro, um dos palestrantes é responsável pela área de Planejamento e Desenvolvimento da Integrada, André Galetti Junior, que gerencia os núcleos de Planejamento Estratégico, Inovação, Escritório de Projetos e Escritório de Processos. Formado em Ciência da Computação pela UEM e especialista em Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos e Gestão Empresarial, acumula 25 anos de experiência em gestão de projetos de tecnologia, infraestrutura e produtos.

André Galetti Jr. é o convidado para a palestra sobre “Inteligência além dos dados: a importância das soft skills no mundo da tecnologia”, no dia 26 (quinta-feira), às 19h30, no Teatro Colégio Londrinense. A conferência tem como enfoque o equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamento como virtude para impulsionar a inovação, resolver problemas complexos e promover um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo no cenário tecnológico atual. Entre os debatedores do tema está Emerson Zanotti, gerente de TI na Cooperativa Integrada.

Graduado em Sistemas de Informação e especialista em Governança Corporativa com foco em TI, os dois cursos pela UniFil, Emerson Zanotti destaca aos alunos e futuros profissionais: “Em um ambiente corporativo, não basta apenas conhecer a tecnologia, é preciso saber aplicá-la em contextos reais,” Leia a entrevista.

 

– A parceria estratégica da Cooperativa Integrada com a UniFil na Semana Tecnológica resulta em avanços no ambiente de negócios e de seleção de profissionais? Quais são os principais pontos fortes nessa interação?
– Sim, essa parceria traz grandes avanços tanto no ambiente de negócios quanto na seleção de talentos. A UniFil aproxima a empresa das discussões tecnológicas acadêmicas, enquanto a empresa oferece estudos de casos reais do meio corporativo. O principal ponto forte dessa interação é o equilíbrio entre teoria e prática, onde a UniFil traz metodologias e ferramentas inovadoras, e a empresa aplica esses conhecimentos em situações reais.

– A empresa busca talentos no meio universitário para prepará-los em processos corporativos de inteligência artificial? Já obteve inovação em produtos e serviços em projetos desenvolvidos com a participação de alunos de Computação?
– A Cooperativa Integrada valoriza muito o potencial universitário e apoia iniciativas como a Semana Tecnológica da UniFil, além de inserir esses alunos em outros ecossistemas, como o INtech. Já tivemos ganhos significativos em projetos realizados em conjunto e atualmente estamos desenvolvendo uma frente de inteligência artificial operada em parceria com a UniFil.

– Como estudantes da área de Computação podem agregar pesquisas e estudos acadêmicos às demandas de mercado em inteligência artificial?
– Eles podem trazer uma visão acadêmica inovadora para o ambiente corporativo, contribuindo com novas ideias e abordagens que ajudem a resolver desafios práticos.

– Como a empresa trabalha e evolui no desenvolvimento de ferramentas de IA?
– Desde 2019, a empresa vem investindo no desenvolvimento de inteligência artificial, criando uma squad dedicada a explorar e experimentar novos serviços e produtos. Além disso, buscamos alianças estratégicas com parceiros como a UniFil para desenvolver soluções em IA e expandir nosso conhecimento nessa área.

– Ainda existe muito a se descobrir em Inteligência Artificial? E como a universidade pode se envolver nessa busca de novos instrumentos?
– A IA é um campo vasto e complexo, ainda há muito a ser explorado. Com o crescimento das inteligências artificiais generativas, vemos novas oportunidades surgindo. A universidade pode se envolver ao aplicar os conceitos de IA debatidos no ambiente acadêmico em desafios empresariais, ajudando a descobrir novas soluções.

– Qual a expectativa da empresa na Semana Tecnológica da UniFil?
– A expectativa é alta. Estamos prontos para compartilhar conhecimento, fazer networking e participar de discussões relevantes para o futuro da tecnologia.

– Uma mensagem aos alunos da UniFil.
– Além de dominarem a parte técnica, que é essencial, aconselho que vocês invistam fortemente no desenvolvimento de soft skills, como comunicação, colaboração, criatividade e resolução de problemas. Essas habilidades são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho, pois permitem que vocês se adaptem melhor às mudanças, trabalhem em equipe de forma mais eficiente e liderem com empatia e assertividade. Em um ambiente corporativo, não basta apenas conhecer a tecnologia, é preciso saber aplicá-la em contextos reais, interagir bem com diferentes áreas e resolver desafios de forma criativa e inovadora. Focar no desenvolvimento dessas competências fará de vocês profissionais completos e altamente valorizados.

Programação completa e inscrições gratuitas no Portal de Eventos da UniFil: https://semanatecnologica.unifil.tech/

You Might Also Like

Leave a Reply