Onça-parda capturada por moradores de chácara é avaliada no HV da UniFil e solta em área protegida

Uma onça-parda foi capturada ontem (dia 18) de manhã na zona rural de Londrina e solta em uma área protegida no final da tarde, após passar por avaliação no Hospital Veterinário da UniFil. O macho de aproximadamente três anos, pesando 27 quilos, caiu em armadilha armada por moradores de chácara nas proximidades da Usina Três Bocas. Apesar da preocupação da comunidade por recentes ataques a galinhas e outros bichos domésticos, o felino vivia em habitat natural. O local é um corredor ecológico na região sul do município.

Comunicados sobre a captura, Instituto Água e Terra (IAT) e HV da UniFil deslocaram equipes para sedar e retirar a onça parda da chácara. Depois permaneceu em observação no Hospital Veterinário até ser levada no final da tarde para um local a cerca de 200 quilômetros de Londrina. “O animal ficou muito estressado com a presença de várias pessoas após ser preso. Também sofreu escoriações leves na cabeça ao se debater na gaiola da armadilha. Fizemos a sedação com dardo, depois o transporte para o HV e uma bateria de exames. Em seguida o IAT encaminhou a onça para soltura” – disse a médica veterinária Daniele Martina, coordenadora do HV da UniFil, que acompanhou o atendimento e a operação de reintegração à natureza.

Equipes da UniFil, IAT e Polícia Ambiental que trabalharam na reintegração do animal à natureza

O novo habitat é uma área monitorada que oferece condições adequadas para a sobrevivência. Tem baixa população de onças-pardas, evitando confrontos na disputa por território, e conta com espécies para alimentação. Especialista em animais silvestres, Daniela Martina alerta para o risco de montar armadilhas. “A onça-parda pode atacar quando se sente acuada. Em alguns casos as pessoas matam quando aparece um exemplar, felizmente não aconteceu neste caso. Mas o correto é comunicar a Força Verde, o IAP ou outro órgão ambiental para orientações” – afirma a coordenadora do Hospital Veterinário da UniFil.

A captura pelos moradores, o trabalho do IAT e da equipe do Hospital Veterinário da UniFil ganhou bastante destaque na imprensa, com diversas reportagens inclusive em rede nacional no Jornal Hoje da Rede Globo. Também teve repercussão em rede estadual, no Boa Noite Paraná da RPC, assim como em outras TVs, portais e rádios. Abaixo alguns links das reportagens e de momentos da soltura da onça-parda.

Globo – Jornal Hoje (TV)

RPC Globo – Bom dia Paraná (TV)

RPC Globo – Boa Noite Paraná (TV)

Tarobá Band – Tarobá Notícia (TV) 

Band News FM (Rádio)

CBN Londrina (Rádio)

Paiquerê FM (Rádio)

Cornélio Notícias (Blog)

GMC Online (Blog)

Sou Agro (Blog)

TN Online (Blog)

You Might Also Like

Leave a Reply