Onça resgatada em Congonhinhas está em tratamento no Hospital Veterinário da UniFil

Uma onça-parda resgatada numa propriedade rural em Congonhinhas, no Norte Pioneiro, está em tratamento no Hospital Veterinário da UniFil para reabilitação e soltura, provavelmente na próxima semana. A fêmea jovem, de menos de um ano, foi capturada ontem (terça-feira) no final da tarde por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) de Cornélio Procópio e a médica-veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV e especialista em animais silvestres.
A onça estava sobre o telhado da casa e, ao avistá-la, o dono do sítio laçou e derrubou o animal no chão, prendendo-o num espaço cercado por grades. Acionado pelo veterinário Pedro Camargo, responsável pela área de fauna do IAT em Curitiba, o HV da UniFil deslocou a equipe para o resgate. Após sedação por dardo, a onça foi recolhida e trazida para Londrina no início da noite. O produtor disse que ela vinha atacando e comendo pequenos animais criados na propriedade.
“A onça não está bem clinicamente, chegou magra, machucada e vai precisar de alguns dias para se recuperar” – informa Daniela Martina. Os primeiros procedimentos ontem foram aplicação de soro e medicamentos antibióticos e antiinflamatórios. Hoje a onça vai passar por raio X, ultrassom e exames de sangue. “O tratamento deve prosseguir por pelo menos uma semana. Só depois será solta na natureza” – diz a médica veterinária do HV da UniFil.

O local e a data da soltura serão definidos pelo IAT. Participaram da ação de captura os técnicos Cícero Fonseca, Claudionor Galego e João Sevilha Garcia, do Instituto Água e Terra de Cornélio Procópio. “É fundamental acionar os órgãos competentes porque têm profissionais capacitados para manejar animais com segurança em resgates, além de orientar a comunidade sobre procedimentos corretos ao se deparar com onças e outras espécies” – salienta o veterinário Pedro Camargo, da área de operações com felinos no IAT do Paraná.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.