Trazendo um modelo de trabalho horizontal, as startups se tornaram uma boa oportunidade profissional para pessoas que desejam um ambiente de trabalho mais despojado, gostam do espírito de liderança e buscam fazer aquilo que realmente amam

Startup é um termo que tem sido cada vez mais reproduzido e escutado no mercado de trabalho, por ser uma modalidade que oferece diversas oportunidades tanto para recém-formados quanto para profissionais que já possuem anos de atuação em outras empresas.

E é sobre isso que você vai entender aqui neste texto. Descubra por que essa era das startups se tornou uma grande oportunidade profissional.

Continue a leitura! 

O que é Startup?

Uma Startup nada mais é do que uma empresa jovem ou recém-criada que apresenta uma excelente oportunidade de crescimento, ou seja, são negócios escaláveis e que crescem de uma forma bastante rápida. 

Mas se engana quem pensa que uma Startup se limita apenas a negócios digitais e tecnológicos. O modelo pode, sim, se estender para outras áreas de atuação, desde que a proposta seja inovadora, repetível (conseguir entregar o produto em escala ilimitada) e escalável (crescer mais e mais sem atrapalhar e interferir no modelo de negócio).

Startups no Brasil

O Brasil tem um mercado grande de startups. De acordo com o StartupBase, a fonte de dados oficial do ecossistema brasileiro de startups, o país conta com um total de 13.471 empresas jovens em funcionamento. Desse número, 8,48% atuam no mercado educacional.

Em relação aos estados brasileiros, a maior parte das startups estão localizadas no estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

Reprodução: Estatísticas StartupBase

Mas, por que as startups atraem tantos profissionais?

Por mais que as startups, de certo modo, sejam apostas um tanto incertas, o aumento de profissionais que procuram por oportunidades de trabalho nesses ambientes e a grande quantidade de startups no Brasil, só mostra vontade das pessoas de se arriscarem no mercado

Além disso, a alta procura também pode se dar pela informalidade do modelo, já que o trabalho, geralmente, é mais livre, não exige horas cumpridas e proporciona um ambiente mais descolado, que permite uma comunicação e relação mais descontraídas.

Mas, apesar de tudo isso, duas coisas acabam tendo maior peso pela alta procura e criação de startups: a oportunidade de empreendedorismo e de mudança de carreira

Oportunidade profissional das Startups 

Empreendedorismo

Sem dúvida nenhuma, o espírito empreendedor que as startups oferecem é o que mais chama a atenção para a modalidade. Mesmo não sendo o dono da ideia do negócio, todos da equipe precisam ter esse sentimento de pertencimento para que o crescimento seja garantido. 

Diferente das instituições tradicionais que, geralmente, trabalham com o modelo vertical de hierarquia, com superiores acima dos colaboradores, as startups trabalham no modelo horizontal, com todos unidos e no mesmo grau de responsabilidade para o melhor desenvolvimento da empresa. 

E isso permite que diversos profissionais tenham a carreira acelerada, pois conseguem se posicionar, possuem reconhecimento, praticam o networking com novos profissionais e têm a possibilidade de se desenvolverem mais na área, ou até descobrir uma nova.

Mudança de carreira

E por falar em descobrir uma área nova, as startups também possibilitam que profissionais, antes insatisfeitos com seus empregos, descubram uma nova oportunidade no mercado, abrindo portas para a mudança de carreira.

A partir disso, muitas pessoas começam a ingressar em áreas de atuação que realmente amam e que proporcionam o sentimento de realização no mercado de trabalho. 

Mas é importante destacar que, independente do modelo de negócio, seja uma instituição tradicional ou uma startup, o conhecimento deve se manter em dia, para que a contribuição na empresa seja cada vez mais eficiente.

Por isso, apostar em pós-graduações e especializações se torna o melhor caminho. A UniFIl Londrina possui diversos cursos de pós presenciais e à distância em variadas áreas de atuação no mercado. Clique aqui para conferir mais detalhes dos cursos. 

Gostou deste conteúdo? Já pensou na startup como uma oportunidade profissional para você? Conte nos comentários!

Veja também: Como se destacar no mercado de trabalho em meio à pandemia