Prefeitura de Cambé discute convênio com a UniFil para atendimento de animais no Hospital Veterinário

Representantes da Prefeitura de Cambé e da UniFil participaram de reunião nesta semana para avançar na parceria que prevê atendimento no HV de animais abandonados, que não possuem tutores e vivem nas ruas

Representantes da Prefeitura de Cambé e da UniFil estão discutindo convênio para tratamento de animais de pequeno porte no Hospital Veterinário da universidade, acolhendo cães, gatos e outras espécies em abandono que enfrentam problemas de doenças, atropelamentos e maus tratos. O projeto inédito tem apoio do Governo do Estado, reforça a preocupação com a causa animal e amplia a capacidade de atendimento utilizando toda estrutura clínica, cirúrgica, de exames e de internamento do HV, que fica na região Sul de Londrina.

Pelo convênio, a Prefeitura passa a encaminhar à UniFil os animais resgatados que precisam de cuidados médicos. O Hospital Veterinário conta com equipe qualificada, equipamentos e espaço para consultas, laboratórios de análises clínicas, exames de imagem, centro cirúrgico, alas de internação e isolamento. “Temos todo aparato que um animal precisa no atendimento de emergência, diagnóstico, tratamento e reabilitação” – diz a médica veterinária Daniela Martina, diretora do HV. Representantes da Prefeitura já visitaram o hospital e nesta semana receberam gestores da UniFil para seguir nos entendimentos.

A professora Magali Roco, pró-reitora de Pós-Graduação e de Assuntos Comunitários, destaca que a ação conjunta da prefeitura, universidade e governo estadual é fundamental para atender uma demanda importante do município e levar mais cuidados aos animais de Cambé. “Estamos à disposição para firmar o convênio e contribuir no trabalho de acolhimento e cuidados a animais abandonados. Vamos avançar nas questões administrativas e técnicas” – comenta. A UniFil já mantém acordo de cooperação com o Governo do Estado, que credenciou o Hospital Veterinário como o único Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) no Norte do Paraná. O HV recebe e trata de animais resgatados ou apreendidos pela Força Verde e outros órgãos ambientais.

A médica veterinária Bárbara Rodrigues aponta vários benefícios do convênio para Cambé. “Hoje a Prefeitura não conta com atendimento especializado ao animal que é atropelado, vítima de envenenamento ou de maus tratos. Com a parceira, teremos suporte de corpo clínico capacitado e toda estrutura de um hospital. O foco é ajudar animais vulneráveis que não possuem tutores e vivem na rua. O convênio pode promover bem-estar e ganho muito grande na proteção animal em Cambé”, ressalta.

Cãobé

Desde o ano passado, a Prefeitura promove o projeto Cãobé para doação de ração, medicamentos e outros itens básicos para ONGs e cuidadores independentes de cães e gatos vulneráveis no município. A iniciativa demonstra o compromisso com o cuidado animal para garantir alimentação, atenção em saúde e também reduzir despesas de quem se dispõe a cuidar dos animais. Em 2023 e neste ano já foram disponibilizadas mais de 39 toneladas de ração. Um novo edital para cadastro de pessoas e organizações será aberto no próximo ano.