Produção da Smart Farm mostra potencial da inovação e capacidade dos alunos de Agronomia
Inovação e tecnologia aplicadas no campo com ganhos de produtividade nos canteiros e mais renda ao produtor. Plantações vigorosas, carregadas de hortifrutigranjeiros e muita qualidade são destaques no Dia de Campo da Smart Farm Cocriagro/UniFil, no Campus Palhano. O evento recebeu mais de 300 pessoas nesta sexta-feira de manhã e a expectativa é reunir bom público no sábado, das 8 às 12 horas, com entrada gratuita. Produtores, pesquisadores, estudantes, professores, profissionais do agro e demais interessados são convidados a conhecer a vitrine tecnológica que apresenta soluções desenvolvidas por sete startups – quatro de Londrina, uma de Varginha (MG), uma de Campinas (SP) e uma de Cuiabá (MT).

Tomate grape e Da Vinci (de mesa), abobrinha, berinjela, pimentão vermelho, alface, pepino, melão e outros itens se espalham em canteiros preparados e cultivados por alunos de Agronomia da UniFil, com supervisão de professores, levando ao campo propostas inovadoras idealizadas pelas startups. “É a formação integral com aprendizado em várias dimensões: sala de aula, laboratórios, fazenda escola, formulação de ideias, inovação, uso das tecnologias e relação com o mercado. Nosso curso de Agronomia é um dos melhores do Brasil e essa ação integrada com a Sociedade Rural do Paraná, empresas e Governo do Estado abre novos caminhos para os alunos. Consolida a UniFil como universidade de relevância no agronegócio e no aprimoramento de talentos” – afirmou o reitor Eleazar Ferreira na abertura da Smart Farm.




O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, enfatizou a necessidade de aproximar cada vez mais universidades, produtores rurais, empreendedores, entidades, lideranças que trabalham com inovação e mercado. “Os avanços surgem dessa interação e queremos trabalhar sempre ao lado de quem busca o desenvolvimento e apoia a produção” – comentou. O reitor Eleazar Ferreira acrescentou que o ambiente colaborativo exige o intercâmbio de conhecimento e expertise dos parceiros que almejam ganhos em escala e sabem acompanhar as tendências da pesquisa, produtos e serviços.


O professor doutor Fábio Suano de Souza, coordenador de Agronomia da UniFil, e a diretora de inovação da Sociedade Rural, Tatiana Fiuza, também dirigente do hub Cocriagro, agradeceram pelo suporte da Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Separtec), IDR-Iapar e demais instituições envolvidas no evento. “Constatamos incremento de 50 a 60% na produção com as inovações das startups. O resultado reforça ainda a integração bastante favorável que coloca os alunos diretamente em contato com os avanços” – salientou o professor Fábio Suano. “Um show de novas tecnologias, empreendedorismo e potencial de expansão no mercado do agro” – declarou Tatiana Fiuza. O secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani, disse que “a inovação traz desenvolvimento econômico e qualidade de vida”.


A Smart Farm pode ser visitada neste sábado (dia 8) das 8 às 12 horas no Campus Palhano da UniFil, das 8 às 12 horas.

Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.