Professor e paraninfo geral, doutor Elias Cezar reforça aos formandos: “Sejam melhores que eu”

Assim o paraninfo geral Elias Plácido Vieira Cézar, professor universitário por muitas décadas que contribuiu na formação de mais de 1.200 engenheiros em Londrina, saudou os mais de 500 formandos na Solenidade Colação de Grau da UniFil 2025. “Sempre falei isso aos meus alunos: sejam melhores que eu! Nesse momento de comemoração, desejo o mesmo: vocês têm que ser melhores de quem os orientou na vida acadêmica para construírem carreiras profissionais de sucesso, deixarem suas marcas na profissão que escolheram” – ressaltou o engenheiro civil, empresário londrinense e fundador do curso de Engenharia Civil da UEL – que foi aluno do Colégio Londrinense.

Ao parabenizar os formandos, o doutor Elias Cezar refletiu: “A vida é curta e passa rápido, costuma-se dizer. Não concordo totalmente, cada um pode fazer seu caminho” – destacou, lembrando que o famoso Oscar Niemeyer, falecido em 2012, falava que “a vida é um sopro” – conceito que inclusive é título de documentário sobre a vida e a obra de um dos mais conceituados e conhecidos arquitetos brasileiros, de prestígio internacional. “Mesmo com esse pensamento, o Niemeyer morreu aos 104 anos” – enfatizou o paraninfo geral, apontado para a importância de seguir adiante com sonhos, projetos, propósitos e realizações.

O Paraninfo Geral, Elias Cézar (direita) ao lado do Reitor da UniFil, Eleazar Ferreira.

 

VAMOS SAIR DAQUI MELHORES – A oradora geral Maiara Monzani Santos, formanda de Fisioterapia, também enfatizou em seu discurso sobre a necessidade de todos fazerem a diferença na vida dos outros, como novos profissionais. “Ainda é só o começo, mas já sabemos, diante de tudo que vivemos, qual é a missão que devemos cumprir! Na UniFil, fomos guiados e ensinados com ética e resiliência para que pudéssemos aprender e replicar todo impacto positivo que recebemos. Por isso, é fundamental agradecermos, não só aos nossos amigos de graduação e aos nossos familiares, mas também oferecer o nosso reconhecimento especial aos professores que, desde sempre, compartilharam seu conhecimento e contribuíram para a nossa formação pessoal e acadêmica” – salientou.

E prosseguiu: “Vamos sair daqui muito melhores! Já somos novas pessoas! Temos valores e habilidades únicas, estamos certos das responsabilidades que vamos ter e da capacidade que, com certeza, temos para enfrentarmos os desafios que nos são impostos. Esse é apenas o início da nossa jornada! O futuro, apesar de incerto, é um caminho repleto de possibilidades. Desejo que, como profissionais, tenhamos a coragem e sabedoria para enfrentar e abraçar tudo aquilo que nos for dado para que possamos servir à sociedade. Que a gente continue sempre buscando novos conhecimentos e aprimorando ainda mais as nossas técnicas. Mas, como pessoas, espero que lembremos de fazer a diferença na vida dos outros sempre com muito amor, respeito e alegria.”

Maiara citou pensamento do famoso escritor Rubem Alves: “Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada à eternidade”. Depois complementou: “A partir de todos os tantos momentos que vivemos e amamos na nossa graduação, é iniciado um novo capítulo em busca da nossa eternidade!”

Maiara Santos, formanda de Fisioterapia e Oradora Geral da cerimônia.

You Might Also Like

Leave a Reply