Quatro equipes finalistas do Ideathon INOVEMM são da UniFil: mais conquistas de alunos na inovação

As quatro equipes finalistas do Ideathon Hub INOVEMM 2025 são de alunos da UniFil, que dominaram a primeira fase da competição realizada no final de semana na sede do Sebrae. Assim, a UniFil emplaca mais conquistas nas maratonas de tecnologia e inovação de Londrina e região. A classificação de primeiro, segundo e terceiro colocados será divulgada no evento das indústrias do segmento eletrometalmecânico, no dia 3 de junho.

“Tivemos 36 alunos da Computação, mais uma vez a maior participação entre universidades e faculdades. E o melhor ainda é que só deu UniFil na fase final, com as quatro equipes formadas por nossos acadêmicos. Apenas uma das finalistas conta com a presença de estudantes de outras instituições” – comenta o coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka.

Conheça as ideias inovadoras e as equipes:

– SafeTurno

Projeto foca na melhora da segurança e da produtividade do trabalho nas indústrias eletrometalmecânicas, usando câmeras com Inteligência Artificial integrada. É um sistema de monitoramento e relatórios, alimentado por sensores que fazem a coleta de dados de máquinas e dos funcionários.

Equipe: Maria Eduarda De Sena, ⁠Luiz Felipe Bonilha e Tomio Nishijima  (Ciência da Computação)


– Aerigon

Voltada a soluções de segurança com tecnologia, utilizando uniformes inteligentes equipados com sensores de alta precisão. O objetivo é proteger colaboradores em tempo real, monitorando indicadores vitais como frequência cardíaca, níveis de estresse e fadiga, antecipando assim possíveis riscos e evitando emergências.

Equipe: Mateus Soares Prado, Caio Renan de Lima Mendonça, Paulo Theodoro e Mateus Bregantin (Engenharia de Software); e Ana Luiza Tie Lopes Saito (Design Gráfico)


– IgnisCore

Projeto que utiliza análise de dados com recursos da computação em nuvem, para reduzir perdas geradas pelos fornos industriais no setor eletrometalmecânico. Projeção de atingir de 60% a 70% no aumento da eficiência do processo, a partir de modelos matemáticos como PID.

Equipe: Vitor Leandro Alves, Bruno do Carmo Souza, Gabriel Ribeiro da Silva e Rafael Yuta Nogami Nakayama (Engenharia de Software); e Gabriel Buche (Ciência da Computação)


– VoltMind

Sistema inteligente que monitora o consumo de energia de máquinas e ambientes industriais, identifica padrões e anomalias. Com o uso de Inteligência Artificial, gera insights preditivos para evitar picos de consumo, detectar falhas e recomendar ações que otimizem o uso energético e reduzam custos operacionais.

Equipe: Kawan Shigueo Watanabe (Ciência da Computação) e Gabriel Tonon Barreiros (Engenharia de Software); Miguel Nazario Simões e Thayssa Leme (UTFPR); e Guilherme de Oliveira Nishikawa (UEL)

INOVEMM 2025 é considerado o maior evento de inovação do setor eletrometalmecânico no Paraná. Várias atividades estão programadas para o dia 3 de junho, no Aurora Shopping em Londrina: palestras com lideranças do segmento, área de exposição com novidades para as indústrias, networking e oportunidades de negócios. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

A UniFil é parceira no Ideathon com projeto aprovado pela Fundação Araucária, do Governo do Estado. A realização do INOVEMM 2025 é do Sindimetal, Sebrae e Estação 43. 

Inscrições no SITE

You Might Also Like

Leave a Reply