Semana Tecnológica da UniFil está alinhada ao propósito de projetar o futuro do espaço digital

Isamil Goulart, Arquiteto de Soluções da Atos: “Em todo o mundo trabalhamos para apoiar as pessoas a se desenvolverem de forma sustentável, em um espaço digital seguro e protegido”

A Semana Tecnológica mais uma vez demonstrou o prestígio dos cursos de Computação da UniFil, reunindo mais de mil participantes por dia e recebendo lideranças de empresas, instituições e órgãos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento teve oito palestras com profissionais que trabalham com Inteligência Artificial, estandes de parceiros e patrocinadores, muita troca de informações e também recrutamento de talentos para o mercado de trabalho.

O Arquiteto de Soluções da Atos, Isamil Goulart, foi um dos palestrantes e avaliou as ações conjuntas que a multinacional desenvolve com a UniFil. Leia a entrevista:

– A parceria estratégica da empresa com a UniFil na Semana Tecnológica resulta em avanços no ambiente de negócios e de seleção de profissionais? Quais são os principais pontos fortes nessa interação?

A parceria da Atos com a UniFil tem impulsionado o processo de seleção de profissionais que chegam na empresa com uma boa base técnica e muito potencial de desenvolvimento. Essa relação próxima cria uma conexão valiosa entre os alunos e as oportunidades que a Atos oferece, não só em Londrina, mas em todas as regiões do Brasil.

– A empresa busca talentos no meio universitário para prepará-los em processos corporativos de inteligência artificial? Já obteve inovação em produtos e serviços em projetos desenvolvidos com a participação de alunos de Computação?

Na Atos, temos jovens talentos atuando em diversas práticas da empresa, muitos deles envolvidos diretamente em processos de inovação, com Inteligência Artificial e outras técnicas inovadoras de mercado. Por exemplo: recentemente lançamos uma solução para o mercado financeiro que conta com IA para validação de documentos em tempo real e, em algumas etapas do projeto, contamos com a participação e o apoio de jovens talentos. Essas interações entre profissionais experientes e jovens são muito promissoras.

– Como estudantes da área de Computação podem agregar pesquisas e estudos acadêmicos às demandas de mercado em inteligência artificial?

Pensando no contexto de P&D, é muito importante esse incentivo da Universidade para que, durante o processo de aprendizado, seja desenvolvido o perfil pesquisador dos alunos, para que pensem e proponham ideias que sejam fora da caixa. Dessa forma, quando começarem a atuar no mercado de trabalho, esse processo será cada vez mais natural.

– Como a empresa trabalha e evolui no desenvolvimento de ferramentas de IA?

Na Atos, atuamos no desenvolvimento e na aplicação de ferramentas de IA em diversas formas, entre elas, trabalhamos com ferramentas de apoio às atividades do dia a dia, como co-pilot e mesmo o chat GPT, internamente batizado de Liza para uso dos colaboradores da Atos, como uma forma de aceleração no desenvolvimento. Entretanto é muito importante trabalhar a base fundamental da programação e na curadoria de dados, que parte do princípio de alinhar o resultado dos projetos de IA com a expectativa das pessoas envolvidas.

– Qual a expectativa da empresa na Semana Tecnológica da UniFil?

Para nós é um orgulho muito grande participar da Semana Tecnológica da UniFil porque está alinhada ao nosso propósito de projetar o futuro do espaço digital. Em todo o mundo, trabalhamos para apoiar as pessoas a trabalharem e a se desenvolverem de forma sustentável, em um espaço digital seguro e protegido. A Semana Tecnológica da UniFil é uma ótima oportunidade de estarmos próximos de jovens talentos e apoiar, de alguma forma, em suas carreiras e desenvolvimento na área de TI.

– Uma mensagem aos alunos da UniFil.

Como profissional na área de TI, eu diria para que definam os seus objetivos e que corram atrás, mirem lá na frente, mas nunca se esqueçam de dar um passo de cada vez, fortalecendo as suas raízes para crescerem fortes! Estudar sempre, estar atento às tendências de mercado e trocar ideias com outros profissionais de diferentes áreas são ações importantes para uma carreira consistente.

Isamil Goulart presente no primeiro dia da Semana Tecnológica 2024.