Semana Tecnológica: jovens de hoje vão fazer a transformação com a Inteligência Artificial

“São os jovens de agora que vão construir e ampliar as possibilidades de um futuro mais digital no mundo corporativo e no dia a dia das pessoas. Décadas atrás havia sonhadores que apontavam a evolução da tecnologia, mas a maioria não imaginava que teríamos a internet tão ampla, cheia de informações e impacto como hoje. Os sonhos se renovam, no momento vivenciamos a busca de aplicações da Inteligência Artificial como desafio para o presente e as próximas gerações. Desejo aos alunos dos cursos de Computação que aproveitem muito bem tudo que a faculdade oferece como um período de estudos, descobertas, formulações e práticas para inovar e fazer a transformação.”

Assim o reitor Eleazar Ferreira saudou os participantes da XVIII Semana Tecnológica da UniFil, ontem (dia 23) à noite, com o Teatro Colégio Londrinense lotado de estudantes, professores, profissionais, empresários, patrocinadores, lideranças do poder público e representantes das principais entidades do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Londrina e região. Foi preciso acomodar parte do público em duas salas laterais ao teatro para garantir o acompanhamento do evento que na abertura teve duas palestras, show com a banda Manolex, homenagens e assinaturas de termos de cooperação.

O gerente de projetos e arquiteto de soluções na Atos, Ismail Vinicius Goulart, ressaltou aos participantes: “A Inteligência Artificial não é a solução para os problemas. Representa um meio, não o fim. A IA não deve ser encarada como tomadora de decisões, ela vai fornecer subsídios para quem decide.” Ele comentou que ainda há no meio empresarial um certo receio de investir e usar as ferramentas de IA e alertou que nem todos projetos de Inteligência Artificial chegam à fase de produção. “Todo processo tem o ciclo evolutivo e de avaliação para a criação de novos mecanismos com a IA” – disse o representante da multinacional francesa Atos na primeira conferência da noite.

Isamil Goulart, gerente de projetos e arquiteto de soluções na Atos durante sua palestra.

O docente e staff software engineer na DB1 Global Software, Roberto Padilha, salientou três pontos determinantes para os futuros profissionais iniciarem carreira promissora: “Conhecer bem os fundamentos – conhecimento teórico básico, identificar os instrumentos, raciocinar sobre o contexto; Desenvolver soft skills – habilidades, criatividade, boa comunicação; hard skills – usar a Inteligência Artificial como ferramenta de aceleração na busca do conhecimento.” Ele reforçou que com o impacto da IA no mercado de trabalho, as inovações já influenciam na área de quem produz. “O desenvolvedor júnior precisa entender que criar um software é fácil, mas como organismo vivo o difícil é manter” – afirmou, chamando atenção dos alunos sobre a necessidade de qualificação.

Roberto Padilha (DB1 Global Software) e sua palestra sobre a “Morte do Dev junior”.

COOPERAÇÃO – Na abertura da XVIII Semana Tecnológica, o reitor Eleazar Ferreira assinou termos de cooperação e trabalho conjunto com a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital do Estado do Paraná, representada pelo secretário estadual Alex Canziani, e também com o Arranjo Produtivo Local (APL) de TIC, representado pela presidente Ana Paula Murakawa e pelo empresário e professor Lucio Kamiji, presidente da Estação 43. “Parabéns aos alunos que estão caminhando para a profissão certa, na hora certa. São muitas empresas em busca de talentos e a educação de qualidade da UniFil faz a diferença” – afirmou Alex Canziani.

O secretário estadual Alex Canziani e o reitor Eleazar Ferreira assinam termo de cooperação.

O coordenador dos cursos de Computação da UniFil, professor Sergio Tanaka, destacou a participação de cerca de 60 patrocinadores, apoiadores e parceiros, entre bigtechs, grandes e médias empresas regionais e nacionais, entidades e setor público. “Agradeço a todos e parabenizo por estarem presentes no maior evento acadêmico do Paraná na área de TIC. É um orgulho para a UniFil interagir com vocês nessa aproximação da universidade com o mundo corporativo que acredita na capacidade de inovar nos negócios e no cotidiano” – declarou.

A XVIII Semana Tecnológica da UniFil prossegue até quinta-feira (dia 26). Programação completa no site semana tecnológica.unifil.tech

O coordenador Sérgio Tanaka a frente da 18ª edição da Semana Tecnológica dos Cursos de Computação da UniFil.