Smart Farm colhe números surpreendentes com inovações na produção de alimentos

Sete startups aplicam no campo soluções que apontam aumento de produtividade. Quatro são de Londrina (PR), uma de Varginha (MG), uma de Campinas (SP) e uma de Cuiabá (MT)

O Dia de Campo da Smart Farm 2025, promovido pelo Cocriagro e UniFil, vai apresentar, na prática, soluções inovadoras de startups para o agronegócio. O resultado já surpreende com aumento da produtividade e da qualidade dos alimentos cultivados e colhidos no Campus Palhano da universidade. Produtores, pesquisadores, profissionais do setor agrícola, professores, estudantes e comunidade podem conhecer melhor as tecnologias nos dias 7 e 8 (sexta-feira e sábado), com acesso gratuito.

As tecnologias aplicadas nos canteiros de olericultura têm mostrado resultados consistentes e superiores aos observados em cultivos tradicionais. Em apenas 50 dias foram colhidos 249,33 kg de abobrinha; em 61 dias o tomate grape alcançou 69,67 kg; e o tomate Da Vinci (de mesa), 139,84 kg – totalizando 450 kg de alimentos frescos, parte já destinada à Guarda Mirim de Londrina e o restante ao Hospital do Câncer.

Além dessas colheitas, os protocolos experimentais também confirmam os ganhos obtidos. No cultivo de berinjela, o uso de tubetes biodegradáveis proporcionou plantas 22,5% mais altas e com folhas 25,2% mais largas do que o tratamento convencional. Na cultura do pimentão vermelho, o tratamento 4 apresentou o melhor desenvolvimento foliar, com resultados 21,5% superiores à testemunha. Já no tomate, o tratamento Raizem 10 (T3) alcançou folhas 1,4% maiores que a testemunha e 14,4% superiores ao tratamento com Raizem 20. Os resultados foram obtidos pela plataforma Syslaudo.

VITRINE TECNOLÓGICA

A Smart Farm nasceu com o propósito de ser uma vitrine tecnológica do agronegócio, conectando startups, universidades e produtores rurais. Sete projetos foram selecionados. “O Dia de Campo mostra um espaço vivo de experimentação, onde as tecnologias são aplicadas em áreas cultivadas e avaliadas em tempo real, com resultados concretos para o produtor. A iniciativa se consolida como uma das poucas ações no país voltadas especificamente à agricultura familiar dentro do ambiente da inovação agro. Essa proposta tem atraído o interesse de startups e instituições de diversas cidades do Brasil, que veem na Smart Farm uma vitrine de soluções e um ponto de conexão com o futuro do agronegócio”, destaca Tatiana Fiuza, diretora de inovação da Sociedade Rural do Paraná.

“O Dia de Campo Smart Farm fortalece a UniFil com ambiente de inovação e mostra a capacidade de alunos e professores de Agronomia em assimilar, executar tecnologias e ampliar as perspectivas de produção e renda no campo. A preparação dos canteiros e todo o manejo das culturas foram desenvolvidos no Campus Palhano com participação direta da equipe do curso. A parceria universidade e mercado, bastante presente nas ações da graduação, abre mais oportunidades e confirma o prestígio da Agronomia da UniFil como uma das melhores do Brasil. Esse evento projeta Londrina com ações que podem ser aplicadas em lavouras de todo o Brasil” – afirma o professor doutor Fábio Suano de Souza, coordenador do curso.

Os visitantes serão divididos em grupos identificados por cores, para circular pelas estações de cada cultivo: tomate, alface, feijão, berinjela, pimentão e pepino. Um sinal sonoro marcará a troca de estação, garantindo que todos possam conhecer, de forma organizada, as diferentes tecnologias em demonstração.

STARTUPS

Entre as soluções estão: o produto orgânico Kaizêm, da Solusolo, que revitaliza solos degradados e melhora a nutrição das plantas de tomate; o bioinsumo da Remush, que potencializa o crescimento vegetal e ajuda na retenção de umidade do solo, aplicado na cultura do feijão; os recipientes biodegradáveis da Tubera, que se decompõem no solo e liberam nutrientes para as mudas de berinjela; e o nanofertilizante da Nanotech Agro, feito a partir de carbono e sílica, que promove crescimento mais vigoroso e resistência natural das plantas de alface. Além disso, o software Syslaudo será utilizado em todas as culturas desta edição, oferecendo uma gestão de dados e análises técnicas em tempo real. A QBN Tecnologia participa com um fertilizante mineral misto de nutrição foliar, que auxilia no desenvolvimento e no aumento da produtividade das plantas. Já a CarbonNova oferece um estimulante vegetal à base de nanopartículas, produzido a partir de resíduos da agroindústria, promovendo inovação sustentável no manejo agrícola.

A Smart Farm é uma realização do Cocriagro (hub de inovação da SRP) e da UniFil com patrocínio do Sicoob, aporte financeiro da Fundação Araucária e do Governo do Estado, e apoio institucional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. As atividades serão das 8 às 12 horas.

Dia de Campo
Data: 7 e 8 de novembro
Local: UniFil – Campus Palhano – Rodovia Mabio Palhano, 3.000
Horário: Das 8 às 12 horas

You Might Also Like

Leave a Reply