Startups de alunos da Computação concluem pré-incubação e buscam investidores em projetos de inovação no comércio

Gestora Fernanda Fassula, alunos Giovana Giorgi Bigati e Gabriel Tonon Barreiros (startup “Expira Go”), professor Sergio Tanaka, alunos João Pedro Mangerona, Marcos Vinicius Ferreira e Gabriel Segobi de Souza (startup “E-commerce Saudável”)

Duas startups de alunos da Computação da UniFil concluíram os seis meses de pré-incubação no Centro de Inovação do Comércio em Londrina e agora vão oferecer seus produtos e serviços a possíveis clientes, além de buscar investidores para impulsionar o projeto e ir para o mercado. A formatura do período de consultoria e mentoria foi realizada no evento Comércio em Foco, na última segunda-feira (dia 19), com entrega de certificados aos acadêmicos e apresentação das ideias.

A startup “Expira Go”, dos alunos Giovana Giorgi Bigati (3º ano de Ciência da Computação) e Gabriel Tonon Barreiros (3º  ano de Engenharia de Software), criou um marketplace para reduzir perdas de produtos que estão perto da data de vencimento, no setor alimentício e demais segmentos de perecíveis. “A ideia é transformar o desperdício em lucro, oferecendo uma plataforma que dê visibilidade aos produtos, com preços atrativos para os consumidores. Estamos pensando tanto no vendedor como no cliente: cada loja terá seu perfil e os clientes mais fieis podem optar por receber notificações das ofertas. Dessa forma, oferecemos um produto com alta visibilidade para os comerciantes parceiros e alta usabilidade para o consumidor, promovendo a economia e a sustentabilidade” – explicam.

A startup “E-commerce Saudável”, dos alunos João Pedro da Silva Mangerona (2º ano), Gabriel Segobi de Souza (4º ano) e  Marcos Vinicius Beregula Ferreira (UEL), também desenvolveu uma plataforma para auxiliar lojistas na definição da margem ideal de lucro por produto, além de oferecer ferramentas práticas para controle de estoque. “A solução surge como uma resposta às principais dores do comércio eletrônico, trazendo praticidade, agilidade e lucratividade para quem vende online” – ressaltam.

Os dois projetos foram premiados entre os três melhores do Hackathon Retailtech 2024, como soluções tecnológicas inovadoras para aplicação no comércio. “Além do destaque como propostas criativas e viáveis, reforçando a qualidade e a credibilidade da UniFil na formação de talentos, a pré-incubação abre aos alunos perspectivas de empreender antes mesmo de saírem da universidade. A troca de experiências, o networking e a possibilidade de divulgar os projetos das startups reforçam o currículo e ampliam as chances de negócios” – comenta o coordenador dos cursos de Computação, professor Sergio Tanaka.

As equipes “Scale+” e “ScanMarket”, também formadas por alunos de Computação da UniFil e premiadas respectivamente em segundo e terceiro lugares no Hackathon Retailtech 2025, igualmente conquistaram a oportunidade de fazer a pré-incubação para modelar, desenvolver e validar os projetos como modelos de negócios e inserção no mercado. O Centro de Inovação do Comércio de Londrina é mantido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sistema Fecomércio do Paraná (Sesc/Senac) e Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval).

You Might Also Like

Leave a Reply