UniFil conquista primeiro e terceiro lugares com inovações ao comércio no Hackathon Retailtech
Alunos de Computação da UniFil conquistaram o primeiro e terceiro lugares no Hackathon Retailtech, a maratona de soluções tecnológicas inovadoras para o comércio, além de confirmarem o maior número de participantes na competição realizada no final de semana em Londrina. A equipe campeã – formada por Giovana Giorgi Bigati (Ciência da Computação), Gabriel Tonon Barreiros e Matheus Lourenço Ferreira (Engenharia de Software) – ganhou R$ 3.000,00 com o projeto ExpiraGo para reduzir perdas de produtos perecíveis em estoque.
A proposta dos acadêmicos é desenvolver um marketplace para ofertar ao consumidor alimentos e outras mercadorias que estão perto do prazo de validade, garantindo visibilidade e facilitando a comercialização a preços mais acessíveis. “A ideia transforma desperdício em lucro. A plataforma dispõe de ferramentas de precificação dinâmica: quanto mais perto do vencimento, maior será o desconto no preço do produto para atrair mais compradores” – explicam os alunos da UniFil.
Os vencedores acrescentam que o projeto ExpiraGo traz benefícios ao comerciante e ao consumidor. “Cada loja terá seu perfil onde clientes mais fieis podem optar por receber notificações das novas ofertas das empresas favoritas. Dessa forma, oferecemos novas oportunidades de vendas aos comerciantes parceiros e maiores opções de compras aos consumidores, promovendo mais movimento ao comércio, economia ao cliente e sustentabilidade com a redução de desperdício” – relatam os idealizadores da plataforma.
Equipe campeã: Matheus Ferreira, Giovana Bigati e Gabriel Barreiros, com o professor Sergio Tanaka – coordenador dos cursos de Computação
Em terceiro lugar com prêmio de R$ 1.000,00, a outra equipe da UniFil apresentou projeto para criação de ecossistema de soluções para comércio online de produtos físicos, facilitando a operação em todas etapas desde a precificação até o envio da mercadoria. Formaram o grupo os alunos Gabriel Altino Francisco, Gabriel Segobi de Souza, Gabriel Vaz Scremi, João Pedro da Silva Mangerona (de Ciência da Computação) e Marcos Vinícius Beregula Ferreira (de Ciência de dados e Inteligência Artificial da UEL).
O objetivo do Hackathon Retailtech foi impulsionar a criação de startups de soluções para o comércio. Os projetos vencedores ganharam também a participação em uma trilha de pré-incubação no Centro de Inovação do Comércio (CIC), para testes e aprimoramento das ideias aumentando as chances de sucesso antes de lançá-las no mercado. “Essas maratonas geram propostas inovadoras e conectam universidades, startups, empreendedores e investidores, formando parcerias significativas e integrando conhecimento teórico à prática”, ressaltou a presidente da Governança do Comércio Londrina, Andréa Prado.
A jornada de inovação do comércio de Londrina foi realizada pelo Sebrae/PR, Governança Comércio In Foco, Centro de Inovação do Comércio (CIC), Fecomércio PR e Senac, com o apoio da Associação Comercial de Industrial de Londrina (Acil), Estação 43, Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) e Shopping Royal Plaza.
Leave a Reply
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.